Alemanha



Ano Acadêmico: Semestre de Inverno: Começa normalmente em outubro e termina em fevereiro
Semestre de Verão: Começa normalmente em abril e termina em julho
Estudo de Graduação: Em geral os estudos são programados em oito semestres pois, com freqüência, a duração até obter o título superior em média é de doze semestres.
Estudo de Pós-graduação: Terceiro Ciclo / Formação Superior O estudo mais tradicional é o Doutorado, com uma duração de 2 a 4 anos, o candidato deverá apresentar qualquer título de segundo ciclo alemão ou diploma estrangeiro equivalente. Estudos de Aperfeiçoamento com duração de 1 a 2 anos.
Requisitos de Entrada e Residência: Não existem formalidades especiais de entrada para os cidadãos da União Européia (UE). É necessário unicamente, obter uma permissão de residência das autoridades locais alemãs com a apresentação da admissão da universidade, passaporte ou DNI e prova de meios econômicos. Outros estudantes estrangeiros têm que solicitar o visto de estudantes na Embaixada Alemã de seu próprio país ou no Consulado. Para a concessão do visto é necessário demonstrar estar admitido em algum centro de estudos superior, ter recursos econômicos suficientes e um seguro médico.

Argentina


Ano Acadêmico: O ano acadêmico começa em fevereiro ou março e concluí em dezembro. Normalmente se divide em dois quadrimestres. Os prazos de inscrição, em geral, se realizam entre dezembro e março.
Formação Universitária: Primeiro Ciclo se estudam as matérias básicas e se recebe formação prática na matéria escolhida. Os diferentes estudos têm uma duração entre 4 e 6 anos e conduzem ao título de Licenciatura na matéria cursada ou a qualificação profissional correspondente.
Estudo de Pós-graduação: Os estudos de pós-graduação podem ser de: especialização e mestrado com duração mínima de 1 ano e doutorado que tem duração mínima de 3 anos.
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes estrangeiros que querem realizar estudos na Argentina deverão obter um visto e uma permissão de residência na Embaixada Argentina de seu país ou no Consulado.

Austrália


Ano Acadêmico: O ano acadêmico, geralmente começa em fevereiro e vai até dezembro, as inscrições são recebidas até outubro, os cursos de inglês são mais flexíveis.
Formação Universitária: Bachelor degrees, undergraduate diplomas e associate diplomas.
Estudo de Pós-graduação: Doctoral degrees, masters degrees, graduate diplomas e graduate certificates
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes estrangeiros têm que solicitar visto de estudantes na Embaixada Australiana em seu próprio país ou no Consulado.

Canadá


Ano Acadêmico: O ano acadêmico geralmente começa em setembro e termina em maio. Depende de cada centro, o sistema é semestral ou trimestral. Assim é possível a admissão de estudantes em setembro, janeiro ou maio.
Formação Universitária: Bachelor of Arts - Duração entre 3 e 4 anos.
Bachelor of Science - Duração entre 3 e 4 anos.
Bachelor with Honours - Duração entre 4 e 5 anos.
Estudo de Pós-graduação: Os estudos de pós-graduação podem ser de: aperfeiçoamento, especialização. E mestrado e doutorado com duração mínima de 2 anos.
Requisitos de Entrada e Residência: Uma vez admitido em algum programa, o estudante deve solicitar uma autorização no consulado mais próximo. Deve-se realizar com bastante antecedência ao início das aulas. O visto pode demorar até vários meses. Em determinados casos, é exigido: exame médico, entrevista com o consulado e comprovante de recursos econômicos suficientes.

Espanha


Ano Acadêmico: O ano acadêmico começa em outubro e termina em meados de junho. O período letivo pode dividir-se em semestres e quadrimestres, dependendo do centro.
Formação Universitária: Os estudos universitários estão divididos em 2 ciclos. É um Sistema de medida que indica a duração do título e o grau que se alcança. Primeiro ciclo dá o título de Diplomado com duração de 3 anos. O Primeiro e o Segundo ciclo dá o título de Licenciado e sua duração é de 4 ou 5 anos e preparam para prosseguir o estudo de doutorado. Somente o Segundo ciclo tem duração de 2 anos tem que ter um diploma ou o primeiro ciclo de uma carreira.
Estudo de Pós-graduação: Na Espanha não existe um regulamento oficial da formação de pós-graduação. Há um convênio interuniversitário no qual participa a maior parte das universidades. Por isso, o acesso a estudos de pós-graduação varia em função do programa e da Instituição.
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes estrangeiros têm que solicitar visto de estudantes na Embaixada ou Consulado Espanhol em seu próprio país. Para a concessão de visto deverão mostrar que estão admitidos em algum centro de ensino superior, que tem recursos econômicos suficientes e seguro médico.

E.U.A.


Ano Acadêmico: O ano acadêmico começa no final de agosto ou início de setembro e termina em junho. Divide-se em 2 semestres, de agosto a dezembro e de janeiro a junho. Existe a possibilidade de realizar alguns cursos durante o verão que permitem acumular créditos.
Formação Universitária: Há nos EUA um elevado número de instituições acadêmicas e é conveniente que o estudante se informe quais são os créditos que são outorgados no centro por Organizações Educativas. Fazer cursos em um centro que não está credenciado e reconhecido, pode implicar que estes não sirvam para alcançar outros programas acadêmicos ou um trabalho.
Estudo de Pós-graduação: Nos EUA, muitas instituições oferecem programas de pós-graduação em vários níveis. Quando se tratam de estudos destinados ao trabalho profissional ou de investigação os programas de pós-graduação são distintos. Ambos têm o mesmo nível de prestígio e reconhecimento e os estudantes escolhem um ou outro dependendo se no futuro se dedicarão na docência, investigação ou da decisão em sua atividade de trabalho. Os níveis são: Master Degree, Post-Master Degree, Diploma ou Certificado e Doutorado.
Requisitos de Entrada e Residência: É aconselhável procurar o mais rápido possível a Embaixada Norte-americana ou no Consulado, com o fim de buscar informações sobre os procedimentos e documentos específicos que se requerem para solicitar o visto de estudante. Exige-se comprovante de meios econômicos e evidência de apoio e que o centro acadêmico aceite a solicitação de ingresso. Apesar de que a tramitação do visto é rápida, é aconselhável solicitar antes possível para poder solucionar com tempo, possíveis problemas burocráticos.

França


Ano Acadêmico: O ano acadêmico começa no início de outubro e termina no final de junho. Geralmente, se divide em 3 trimestres.
Formação Universitária: Dentro da educação superior francesa há uma clara distinção entre estudos de curta e longa duração, independentemente do centro de onde se cursa. Só os estudos de longa duração permitem ingressar a formação de pós-graduação. Os estudos universitários na França dividem-se em ciclos sucessivos. Fazer os primeiros ciclos permite o acesso à vida profissional.
Estudo de Pós-graduação: Para entrar em qualquer dos programas dentro de 3º ciclo é necessário ter cursado uma Maitriss (título universitário de segundo ciclo avançado) ou ter o título de engenheiro. No caso do doutorado, na maioria dos casos, é necessário ter estudos de pós-graduação prévios ou o DEA (Diplome d Etudes Approfondies). Os estudantes estrangeiros deverão mostrar seu domínio do francês ou ter o DALF (Diplome dAptitude de Langua Française). O 3º ciclo estuda-se em universidades e em grandes Écoles.
Requisitos de Entrada e Residência: É imprescindível ter permissão de residência, prova de ter sido admitido em alguma instituição de ensino superior, recursos econômicos suficientes (não menos 25.000 francos francesas como mínimo por ano), seguro médico e residência temporária na França.

Grã-Bretanha


Ano Acadêmico: Para estudantes de graduação, o ano acadêmico se estende de setembro/outubro a junho, geralmente dividido em trimestres, no entanto a tendência de muitas das novas instituições é dividir em 2 semestres.
Formação Universitária: First Degree é o 1º ciclo no sistema britânico. Os cursos de graduação se realizam, geralmente em 3 ou 4 anos, somente programas como medicina, odontologia ou veterinária têm uma duração maior. Igualmente, dependendo dos cursos e matérias escolhidas, terá uma duração variada. Alguns programas conhecidos como sandwich courses implicam período de trabalhos práticos alternados com o estudo, nesse a duração é maior. Por outro lado, várias instituições têm programado cursos acelerados de 2 anos aproveitando o período de férias. Cada universidade é livre para escolher o nome do título que concedem.
Estudo de Pós-graduação: O acesso a estudos de pós-graduação varia em função do programa e da instituição. Em qualquer caso, é necessário ter cursado um bacharelado ou equivalente e passar nas entrevistas pessoais. Os estudantes estrangeiros deverão, também, demonstrar seu domínio da língua inglesa com pontuações muito altas em testes como: IELTS, Cambridge, TOEFL. Em determinados programas exige-se um mínimo de experiência profissional, cartas de recomendação e outras provas de conhecimento.
Requisitos de Entrada e Residência: Estudantes estrangeiros devem solicitar na Embaixada Inglesa ou no Consulado de seu país um visto de estudante que, em principio, está ligado a admissão em um centro de estudos, prova de recursos econômicos suficientes e atestado médico.

Itália


Ano Acadêmico: O início do ano acadêmico pode variar de setembro a novembro e cada centro decide suas regras com seus próprios estatutos e normas, finalizando em maio. Segundo a universidade ou a faculdade, o ano pode dividir-se em semestres ou em trimestres. Geralmente, para ser admitido nos estudos superiores é necessário realizar uma solicitação de matrícula no mês de outubro do ano escolar em que começa o programa, no caso de faculdades com acesso livre a universidade, ou no mês de abril do curso anterior, se quer estudar programas que exigem superar exames de admissão próprios.
Formação Universitária: Cursos de Diploma: 1º ciclo se compõe de estudos de curta duração, 3 anos. (Diploma Pós-secundário e Diploma Universitário). Estes cursos cumprem com os regulamentos da Comunidade Européia sobre os diplomas universitários do 1º ciclo. Licenciatura ou Láurea: Estudos de 4 ou 6 anos de duração que se realizam nas universidades, nos institutos politécnicos e os institutos superiores.
Estudo de Pós-graduação: Em geral, para os cursos de pós-graduação se exige um título universitário de 2º ciclo. Só no caso de cursos de aperfeiçoamento é possível o acesso com título de 1º ciclo ou experiência comprovada.
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes devem solicitar informação sobre os requisitos de entrada e residência no Consulado Italiano de seu país antes de embarcar para a Itália.

México


Ano Acadêmico: O ano acadêmico começa em agosto e termina em junho. Os ciclos de estudo podem ser anuais, semestrais ou trimestrais. Formação Universitária: O objetivo da educação superior é formar profissionais em diversas áreas da ciência, tecnologia, cultura e docência. Títulos de: Licenciado, título universitário e Pasante, graduação finalizada porém sem entrega de tese.
Estudo de Pós-graduação: Para entrar nos estudos de pós-graduação é requisito imprescindível ter a graduação ou equivalente. É necessário ter o domínio do espanhol. Para o acesso do doutorado, é necessário ter cursado um mestrado. Cada centro exige seus próprios requisitos, como anteriores qualificações ou cartas de recomendação, todos exigem certificado médico.
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes estrangeiros têm que solicitar o visto de estudante na Embaixada Mexicana ou no Consulado de seu próprio país. Para a concessão do visto é preciso demonstrar que está admitido em algum centro de ensino superior, ter recursos econômicos suficientes e um seguro médico.

Portugal


Ano Acadêmico: O início do ano acadêmico é geralmente em Outubro
Formação Universitária: No ensino superior são conferidos os graus acadêmicos de Bacharel (duração de três anos), Licenciado (quatro anos), Mestre e Doutor.
Estudo de Pós-graduação: Cada IES pode estabelecer os requisitos para os cursos de Pós-graduação. O Mestrado implica um nível aprofundado de conhecimentos tem uma duração máxima de quatro semestres.
O grau de Doutor, implica a contribuição inovadora e original no processo de conhecimento e aptidão para realizar um trabalho científico.
Requisitos de Entrada e Residência: Para a obtenção do visto de estudante, consulte o Consulado de Portugal em Brasil.

Uruguai


Ano Acadêmico: O ano acadêmico no Uruguai começa em março e finaliza em dezembro. O período de férias compreende nos meses de janeiro e fevereiro.
Formação Universitária: Conta com universidades e institutos universitários, em uma ampla diversidade de disciplinas.
Diplomas intermediários: estudos condizentes a uma qualificação profissional, variam entre 2 e 4 anos. Estudos superiores condizentes com a graduação de licenciado ou título profissional. Têm a duração de 4 a 6 anos, geralmente são divididos em ciclo básico e ciclo profissional.
Estudo de Pós-graduação: Para entrar no estudo de pós-graduação é necessário no mínimo, um título universitário e domínio da língua espanhola. Nos estudos de mestrado se exigem outros requisitos como provas de aptidão, conhecimentos de inglês, experiência profissional ou recomendações, entre outras.
Requisitos de Entrada e Residência: Os estudantes estrangeiros que queiram estudar no Uruguai deverão obter o visto e permissão de residência na Embaixada Uruguaia ou no Consulado de seu país.