Jornalismo em Contexto, dia 20/04, às 9h30. Tema: Jornalismo Ambiental

Exposição Rico Lins: Uma gráfica de fronteira
13/04/2010

Jornalismo em Contexto, dia 20/04, às 9h30. Tema: Jornalismo Ambiental

A rica diversidade da Floresta Nacional Araripe foi o cenário de pautas para a revista Os desafios para a conservação das florestas tropicais, que será lançada no próximo dia 20 de abril, às 9h30min, no auditório do curso de Direito, da Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza. A publicação, editada pela Fundação Konrad Adenauer, reúne reportagens de estudantes de Jornalismo dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí sobre a Floresta Nacional do Araripe (Flona do Araripe). Eles participaram do Laboratório Ambiental para Estudantes de Jornalismo, em setembro de 2009, na Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, em Juazeiro do Norte. As matérias foram selecionadas em concurso e os três primeiros colocados receberão diplomas de reconhecimento e publicações.

Após a solenidade, haverá palestra do ambientalista Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, de São Paulo, e do engenheiro florestal Francisco Campello, assessor técnico do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga MMA/IBAMA – GEF Caatinga/PNUD, de Pernambuco, sobre o tema ‘Mudanças climáticas e impactos ambientais’. Os jornalistas Edgard Patrício e Maristela Crispim serão debatedores do encontro, uma realização da Fundação Konrad Adenauer e da Faculdade 7 de Setembro. A participação é aberta aos interessados no tema.

A revista reúne 17 textos escritos pelos estudantes, que também fizeram as fotografias, distribuídos em 63 páginas. As três melhores reportagens indicadas para reconhecimento do concurso foram: ‘Tradição e natureza em harmonia na região do Araripe’, da estudante Júlia Arraes de Alencar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a segunda, ‘Pequi: a esperança sem sair de casa’, de Raíssa Ebrahim dos Santos, também da UFPE, e, a terceira reportagem, ‘Os frutos que o babaçu rende’, de Marcos Antônio Rocha Montenegro Júnior, aluno de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro, de Fortaleza.

O Laboratório Ambiental para Estudantes de Jornalismo foi uma promoção conjunta da Fundação Konrad Adenauer e da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga (Projeto GEF – Caatinga), escritório em Recife, e com a Fundação Araripe, com sede no Crato. A publicação está disponível gratuitamente no site www.sustentavel.inf.br e no escritório da Fundação Konrad Adenauer (Av. Dom Luís, 176 – mezanino – Aldeota.)

SERVIÇO
Os desafios para a conservação das florestas tropicais – Lançamento da revista, entrega de diploma aos ganhadores do concurso de reportagem e palestra com o ambientalista Mário Mantovani e o engenheiro florestal Francisco Campello. Dia 20 de abril de 2010, terça-feira, às 9h30min, auditório do curso de Direito, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, 1395 – bairro Eng. Luciano Cavalcante.