Alunos de Jornalismo da FA7 vencem a etapa regional da Expocom 2012

Informações sobre a Colação de Grau 2012.1
21/06/2012

Alunos de Jornalismo da FA7 vencem a etapa regional da Expocom 2012

Prof Ismar Capistrano com suas orientandasO jornal Dendê Notícias, produzido por alunos da FA7, venceu a Expocom regional 2012 na modalidade jornal-laboratório impresso.  O produto é da turma de Projeto Experimental em Jornalismo Impresso do semestre 2011.2 e foi apresentado durante a XIV Intercom Nordeste, que aconteceu na Faculdade Boa Viagem, em Recife, de 14 a 16 de junho. Os alunos da disciplina realizaram todas as etapas de produção do jornal com a supervisão do professor Ismar Capistrano.

O Dendê Notícias é uma publicação voltada para os moradores da comunidade do Dendê, que fica próximo da faculdade. Para a elaboração do jornal foram feitas diversas visitas ao local e contatos com as lideranças da Associação de Mulheres Dendê Sol, além da população local.

Para os estudantes, o grande diferencial do trabalho foi o caráter social da atividade. “Acho que essa sensibilidade acabou chamando atenção dentre os outros trabalhos. Assim, a vitória não é só nossa, mas também da comunicação comunitária que vem se fortificando e criando seus espaços.”, avalia Ana Ximenes, estudante de jornalismo da Fa7. Ela e a aluna Aline Paiva apresentaram o trabalho no evento.

Agora, o Dendê Notícias concorre com os melhores trabalhos das outras quatro regiões do país na Expocom nacional, que acontece em Fortaleza, de 3 a 7 de setembro, durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A TURMA

As reportagens do jornal Dendê Notícias foram feitas pelos alunos Ana Ximenes, Aline Paiva, Filipe Queiroga, Patrícia Montenegro, Henrique Gonzaga, Gabriel Mota, Emanuelle Sales, Rones Maciel e Tatiana Girão, com fotografias de Lucas Moura e projeto gráfico de Ana Ximenes e Patrícia Montenegro.

O EVENTO

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – é uma das atividades do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom que reúne as produções de estudantes de graduação em Comunicação Social. Podem concorrer os trabalhos realizados no ano anterior ao congresso.

As instituições de ensino superior podem indicar um trabalho para concorrer a cada uma das modalidades, que são divididas nas categorias Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Uma equipe de jurados seleciona os cinco melhores trabalhos de cada região para serem apresentados no congresso regional e apenas um é escolhido para concorrer à etapa nacional do prêmio.