Projeto <p>Cante Lá que eu canto cá em ViçosaA FA7 implementou e vem desenvolvendo o Projeto “Cante lá que eu canto cá” que tem como objetivo central promover atividades integradoras da relação comunidade e faculdade, no sentido do estabelecimento de parcerias e troca de saberes.

O projeto é uma iniciativa dos cursos de graduação da Faculdade, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e com articuladores de prefeituras do interior do Estado do Ceará tais como Nova Olinda, Assaré e Viçosa do Ceará, que foram municípios parceiros nas primeiras experiências do projeto.

Cante lá que eu canto cáDentre as atividades desenvolvidas destacamos a realização de oficinas de ensino com os mais diversos temas tais como: rádio, fotografia, alfabetização e letramento, educação inclusiva, ludicidade, fanzine, editoração de jornal, ensino da matemática, dentre outras. O trabalho é desenvolvido sob a coordenação dos alunos e professores dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Administração.

Em cada uma das viagens realizadas para o desenvolvimento do projeto, participam cerca de 40 alunos e 10 professores da Faculdade e são beneficiados com as oficinas um público aproximado de 250 pessoas por município.

9º Cante Lá – Cariri 2012

Em sua nona edição, o projeto Cante Lá Que Eu Canto Cá foi realizado na região do Cariri, Ceará, entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, numa parceria entre o curso de Comunicação Social FA7 e a Fundação Casa Grande, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e do Clube Recreativo Grangeiro.

Participaram desta edição, 22 alunos da FA7, 5 professores, 1 cinegrafista, 1 repórter e 3 oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. A Fundação Casa Grande na pessoa do João Paulo, representante da fundação, recebeu o projeto na Cidade.  Ficamos alojados no Clube Grangeiro, no Crato.

Os alunos participantes foram: Ana Carolina, Anderson Paixão, Brenda Vieira, Daniele Serpa, Dário Matos Jardim, Emanuelle Timbó, Érica Ayelen, Fabrício Alves, Iago Alencar, Ingred Nunes Ribeiro,  Ítalo André, Laura Holanda, Jaerson  Machado, Jéssica Pereira, José Almir, Lorena Sales,  Marise Cartaxo, Monique Coutinho, Nayanna Teófilo, Pollyana Moreira, Suzana Gomes, Uine Mendes.

Os professores foram: Dilson Alexandre, João Gonçalves, Jari Vieira, Leonardo Macêdo e Átila Lopes.

Na chegada a cidade no dia 18 por volta das 08h30, os alunos e professores da FA7 foram recebidos pela Administração da Fundação,  que cuidaram das instalações. Em seguida todos os alunos e professores participantes foram convidados a conhecer a Fundação que conta com Auditório, Teatro e Salas de aula prontas para receber o projeto. Alunos e professores debateram sobre os temas: Fotografia, Rádio, Mídia, Música, Comunicação, Jornalismo e Publicidade.

No sábado, 19 de maio, os alunos fizeram uma visita técnica ao Mercado de Juazeiro do Norte, realizaram um passeio no Metrô destino  Crato a Juazeiro, andaram pelas ruas da cidade de Juazeiro e foram até o Horto, conhecer o museu Vivo e a estátua do Pe. Cícero. A tarde foi livre para recreação no clube Grangeiro.

No dia 20, após o café da manhã,  retornamos a Fortaleza, chegando a Faculdade as 18h do domingo.



Veja a Galeria de Fotos

 

8º Cante Lá – Irauçuba 2011

Em sua oitava edição, o projeto Cante Lá Que Eu Canto Cá foi realizado em Irauçuba, Ceará nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2011 numa parceria entre os cursos de Comunicação Social e Pedagogia da FA7 com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Participaram desta edição, 27 alunos da FA7, 8 professores, 1 cinegrafista e 2 oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria de Inclusão Social na pessoa as Secretária Geraldina Lopes recebeu o projeto na Cidade. As oficinas e o alojamento foram na Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Bastos.

Os alunos participantes foram: Camila Duarte Monteiro Carvalho, Daniele dos Santos Serpa, Dário Matos Jardim, Eluane Kércia, Èrica Ayelen Bravo, Francisca Aila Oliveira Moura, Francisco Evaldo Pereira Lima, Francisco Wellington D. Araújo, Guilherme Paiva Lima, Iana Susã Barreto, Ingred Nunes Ribeiro, Jaciára Lima Rodrigues, Laura Holanda Almeida, Lucas Silva Gomes Mota, Maria Adália N. Maia e Souza, Mariane Sales de Oliveira, Marise Cartaxo Andrade, Mateus de Lima Rocha, Nayanna Teófilo Portela, Patrícia Silva, Paulo Marcilio Sousa Soares, Priscila Freitas Pereira, Sâmila B. Chaves

Sara Pereira de Souza, Wanessa Batista de Lima Silva. Os professores foram: Jarí Vieira, Leonardo Macêdo, Aldo Marcozzi, Miguel Macêdo, Dilson Alexandre, Meire Virgínia e Juliana Lotif.

Na chegada a cidade no dia 01 por volta das 18h, os alunos e professores da FA7 foram recebidos pela coordenação da escola, pela secretária de Inclusão Social Geraldina Lopes e pelo Vice-prefeito Francisco Carlito Araújo que cuidaram das instalações e do jantar. Em seguida todos os alunos e professores participantes foram convidados a conhecer a escola que conta com auditório e salas de aula prontas para receber o projeto.

No sábado, 02 de abril às 8h foram iniciadas as oficinas. Nesta 8ª edição foram ministradas as oficinas de Rádio, Stencil, Fotografia Digital, Fotografia Experimental, Teatro, Criação de Blogs, Arte Educação e Contação de Histórias todas com duração de 8 horas e tendo os alunos da FA7 como monitores. Também foi realizado um laboratório de reportagem no qual os alunos desenvolveram matérias sobre a Feira de Irauçuba. Ficou a cargo da secretaria de Inclusão Social a divulgação e inscrição dos alunos do Pro-jovem nas oficinas. Cada oficina contou em média com 20 alunos, assim nesta edição cerca de 160 jovens da sede do município e dos distritos foram beneficiados.

O terceiro dia do projeto, foi dedicado ao lazer dos participantes que fizeram um city tour e visitaram um Açude, beleza característica da região. O retorno a Fortaleza foi  no dia 03 de abril por volta das 14h.

Foto 01    Foto 02    Foto 03   Foto 04

Veja a Galeria de Fotos

 

7º Cante Lá – Guaramiranga 2010.1

Em sua sétima edição, o projeto Cante Lá Que Eu Canto Cá foi realizado em Guaramiranga, Ceará nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2010. A instituição que recebeu o projeto foi a ECOS – Escola de Comunicação da Serra ONG vinculada a AGUA, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.

Nesta 7ª edição foram ministradas as oficinas de Rádio, Stencil, Photoshop Avançado, Elaboração de Informativos, Fotografia Digital, Arte Educação e Educação Inclusiva, todas com duração de 6 horas e tendo os alunos da FA7 como monitores.

Participaram os professores: Alessandra Marques, Juliana Lotif, Selene Penaforte, Alexandre Santiago, Dílson Alexandre, Hugo Lopes, Nila Bandeira e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: Sub Ten. Gleuber, Sub Ten. Sidney. Os alunos de Comunicação e Pedagogia Anna Rita Silva, Francisco Wellington, Luana Silva, Samara Melo, Uine Mendes, Alan Régis Dantas, Natasha Garbulha, Maria Adália Souza, Bárbara Guedes, Fernando Falcão, Guilherme Paiva Lima, Erica Bravo, Camila Cavalcante e Veloso, Emmanuelle Aragão, Glauber Lobo, Nayanna Teófilo, Osmar Dourado, Wandergil Lima Alves, Christian Pompeu, Patrícia Olímpio, Denyson Silveira Pinheiro, Vírginia Araújo Serqueira, Tisciany Teixeira Oliveira, Fabrício Pereira, Afrânio de Albuquerque, Sara Pereira, Mara Dalila, Daniele Serpa e o cinegrafista Darlan Weyder.

Ficou a cargo da ECOS a divulgação e inscrição dos alunos nas oficinas. Cada oficina contou em média com 15 alunos, assim nesta edição cerca de 100 pessoas da região de Guaramiranga foram beneficiadas.

O terceiro dia do projeto, foi dedicado ao lazer dos participantes que fizeram um city tour e visitaram uma cachoeira, beleza natural característica da Serra.

     

Veja a Galeria de Fotos

 

6ª Cante Lá – Nova Olinda 2009.2

Nessa sexta edição, o projeto foi realizado na região de Nova Olinda- CE, nos dias 30 e 11 de Outubro e 01 e 02 de novembro  de 2009. Foram realizadas oficinas nas áreas de Comunicação. Alunos e professores da FA7 ministraram cursos de Fotografia Digital, Pixilation (Animação), Elaboração de Informativo, Stencil e encadernação manual.

O projeto contou com a participação dos Professores: Leonardo Macedo, Juliana Lotif e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes, Sub Ten. Gleuber, Sub Ten. Sidney. E os alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo: Francisco Wellington, Mateus Rocha, Alberto Amaral, Hanna Namen, Jéssica Aragão, Cíntia Barroso, Bruna Folha, Renata Alves,Carlos Medina, Camila Alves, Fábio Melo, Talita Maia, Israel Machado, Amábile Alexandra, Lívia Moreira, Ana Beatriz, Nayana Teófilo, Jaciara Lima, Marise Cartaxo, magna Carla, Felipe Aragão, André Lima, Emanuele Aragão e  Amanda Nascimento.

O Projeto foi finalizado com uma apresentação em praça pública, de todos os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, através de um vídeo elaborado pelos alunos.

Contamos com o apoio fundamental da Fundação Casa Grande e da Escola Agrotécnica do Crato que nós cedeu toda a infra-estrutura necessária e com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto.

       

Veja a Galeria de Fotos

 

5º Cante Lá 2009

Nessa quinta edição, o projeto foi realizado na região de Viçosa do Ceará, nos dias 20 e 21 de Março de 2009. Foram realizadas oficinas nas áreas de Comunicação, Educação e Primeiros Socorros para a comunidade de Viçosa. Alunos e professores da FA7 ministraram cursos de Fotografia, Pixilation (Animação), Arte e Educação, Editoração Eletrônica, Elaboração de Informativo, Comunicação e Relações Públicas, Rádio e Primeiros Socorros.

O projeto contou com a participação dos Professores: Leonardo Macedo, Juliana Lotif, Ana Paula, Alexandre Santiago, Dílson Alexandre e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes, Sub Ten. Gleuber, Sub Ten. Sidney, Sub Ten. Germano. E os alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Pedagogia: Francisco Wellington, Antônio Medina, Raphael Lira, Davi Jataí, Fernando, Alice Nascimento, Ana Cristina, Daniele Serpa, Geórgia Cavalcante, Daniele Castro, Matheus Rocha, Alberto Amaral, Fernanda Borges, Mariana Rocha, Camila Matos, Ingrid Moura Arthur Henrique, André Salgado, Rafaella Mota, Ana Kilvia, Marcileide Paiva, Thiago da Costa.

O Projeto foi finalizado com uma apresentação em praça pública, de todos os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, através de um vídeo elaborado pelos alunos.

Contamos com o apoio fundamental da Prefeitura de Viçosa do Ceará que nós cedeu toda a infra-estrutura necessária e com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto.

 

       

Veja a Galeria de Fotos

 

4º Cante Lá 2008

Nessa quarta edição, o projeto foi realizado na região de Nova Olinda – CE, nos dias 30 e 31 de Maio de 2008. Na Fundação Casa Grande, uma ONG que possibilita o estudo da comunicação, teatro, música e artes para as crianças do interior do estado, foram realizadas oficinas na área de Comunicação para a comunidade de Nova Olinda. Alunos e professores da FA7 ministraram cursos de Maquiagem Cênica, Redação, Fotografia Digital, Blog, Pixilation (Animação), Elaboração de Jornal.

O projeto contou com a participação dos Professores: Ana Paula, Hugo Lopes, Leonardo Macedo, Alessandra Marques, Paulo Germano e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes, Sub Ten. Gleuber, Sub Ten. Sidney. E os alunos dos cursos de Publicidade e Jornalismo: Raphael Lira, Daniele Serpa, Geórgia Cavalcante, Mariana Rocha, Ingrid Moura, Rafaella Maia, Edson Matos, Caio Enzo, Ladine Campi, Natasha Garbulha, Patrícia Araújo, Thaís Swerdt, Monique Bastos, Priscilla Vieira.

Contamos com o apoio da Fundação Casa Grande, Clube Recreativo Grangeiro e com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto.

 

       

Veja a Galeria de Fotos

 

3º Cante Lá 2007

Nessa terceira edição, o projeto foi realizado na região de Viçosa do Ceará, nos dias 02 e 03 de Novembro de 2007. Foram realizadas oficinas nas áreas de Comunicação, Educação e Primeiros Socorros para a comunidade de Viçosa. Alunos e professores da FA7 ministraram cursos de Fanzine, Fotografia Básica, Rádio, Editoração, Educação e Arte, Pedagogia em sala de aula.

O projeto contou com a participação dos Professores: Ismael Furtado, Selene Penaforte, Bernadete Porto, Flávio Porto, Dílson Alexandre, Leonardo Macedo e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes, Sub Ten. Gleuber, Sub Ten. Sidney e Sub Ten. Germano. E os alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Pedagogia: Denise Gurgel, Rolf Engels, Daniel Palácio, Felipe Araújo, João Gonçalves, Iara Isídio, Lívia Moreira, Nathália Golinack, Paulo Diego, Sérgio Gomes, Gabriela Linhares, Matheus Rocha, Thais Siewerdt, Raphael Lira, Naiana Barreto, Marcela Almeida, Renata Frota.

Contamos com o apoio da Prefeitura de Viçosa do Ceará e com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto.

 

       

Veja a Galeria de Fotos

 

2º Cante Lá 2007

Nessa Segunda edição, o projeto foi realizado na região do Cariri, nos dias 27 e 28 de Abril de 2007. No primeiro dia alunos e professores assistiram a um seminário ministrado por William Brito, presidente da associação Cratense de Cordelistas e Responsável pela Floresta Nacional do Araripe – IBAMA, após o seminário percorreram a Trilha do Belmonte na Floresta Nacional do Araripe. No segundo dia fomos conhecer a ONG – Fundação Casa Grande – Escola de Comunicação e Artes para a criança do sertão. No segundo momento foram realizadas oficinas na área de Comunicação para a Comunidade de Assaré. Alunos e professores da FA7 ministraram cursos de Comunicação Visual, Redação e Laboratório Fotográfico.

O projeto contou com a participação dos Professores: Ismael Furtado, Dílson Alexandre, Leonardo Macedo e Jari Vieira. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes, Sargento Gleuber, Sub Ten. Sidney. E os alunos dos cursos de Publicidade e Jornalismo: Ana Iara, Mabel Albuquerque, Mayara Angel, Renata Iolanda, Glauber Lobo, Isabela Purcaru, Amanda Capistrano, Denise Gurgel, Renata Ribeiro, Rolf Engels, João Gonçalves, Iara Isídio, Sara Rosita, Sérgio Gomes, Rafaela Maia, Thais Siewerdt, Rani Mendes, Raphael Lira, Francisco Wellington, Juliana Alves, Mayana Gazzineo.

Contamos com o apoio do IBAMA – FLONA, William Brito, Fundação Casa Grande, Francisco Alemberg e Roseane Limaverde e com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto. E do Clube Recreativo Grangeiro para nossa hospedagem.

 

       

Veja a Galeria de Fotos

 

1º Cante Lá 2005

Em sua Primeira edição o projeto foi realizado nas cidades de Santana do Cariri e Assaré no Ceará, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2005. No primeiro dia alunos e professores realizaram oficinas nas áreas de Comunicação, Pedagogia e Administração para a Comunidade de Santana do Cariri-CE. No segundo dia foram realizadas oficinas em Assaré-CE. Alunos e professores da FA7 ministraram as seguintes oficinas: Editoração de Jornal, Fanzine, Fotografia Básica, Primeiros Socorros, Iclusão Social e Educação, Brinquedos, Ensino de Matemática, Cultura e Escola, Teatro para crianças, Gestão Empreendedora.

O projeto contou com a participação dos Professores: Adelmir Jucá, Ismael Furtado, Jari Vieira, Selene Penaforte, Bernadete Porto, Elisângela Teixeira, Alexandre Santiago, Luciana Freire. Os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: TC Sérgio Gomes e Sub Ten. Sidney. E dos alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo, Pedagogia e Administração: Daniel Felix, Leandro Lima, Lílian Almeida, Raphael Lira, Renata Frota, Nathalia Golinack, Naiana Barreto, Gabriela Maciel, Monique Bastos, Napoleão Andrade, Luciana Barroso, Indira Paes, Cristina, Francisco Cherlanio.

Contamos com o apoio da Prefeitura de Assaré, Tarrafas, Antonina do Norte e Altaneira, da Fundação Casa Grande, com o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a realização do Projeto. E do Clube Recreativo Grangeiro pela hospedagem.

 

       

Veja a Galeria de Fotos