Curso Transconstitucionalismo com Marcelo Neves
07/12/2016
Alunos de Engenharia de Produção Visitam a empresa Aço Cearense
07/12/2016

Alunos estudam filosofia do direito inspirados pelos versos de Renato Russo

Como retirar das entrelinhas dos versos de “Que país é esse?”, de Renato Russo, fonte para estudar as sofisticadas estruturas de poder pensadas por Michael Foucault? Como desafiar a ideia de direito enquanto mecanismos de força em Karl Marx a partir da música “Fábrica” ou de imperativo categórico kantiano na música “Perfeição”, da Legião Urbana? Estes foram alguns dos desafios lançados para os alunos de filosofia do Direito que se apropriaram da arte para entender o complexo pensamento dos que fizeram a história das ideias e produziram uma aula espetáculo nesta quinta-feira, no auditório do curso de Direito.

O aluno Samuel Viana utilizou-se de um instrumento musical para compor a apresentação. Convidou amigos músicos e tocou cajon “Foi uma experiência única. Interessante ver como Renato Russo tem sentido nas leituras de Foucault e o Direito”. O aluno Vitor Costa ressalta a importância do lúdico no processo de aprendizagem. “Foi muito bom trazer os filósofos para dialogar com o campo mais prático e contemporâneo de uma forma diferente da sala de aula tradicional.” Para a aluna Dalila Soares, associar o pensamento dos filósofos com Renato Russo faz do aprendizado algo mais prazeroso e motivador. A professora Eulália Camurça ressalta o desafio de buscar metodologias que mobilizem os alunos. “A arte é uma excelente fonte para fazer pensar o Direito e quando ela vem por meio da inteligência de Renato Russo, o processo se torna ainda mais intrigante”, conclui.

Confira as indicações de músicas de Renato Russo e os debates filosóficos inspirados por elas :

• Monte Castelo – Eticidade em Hegel
  • Fábrica– Direito como manifestação do poder em Karl Marx