Informa7 Setembro 2019 Edição 1
02/09/2019
Engenharia divulga resultado da seleção para monitorias 2019.2
03/09/2019

Especialização em Ensino de História


OBJETIVOS

  • Promover a formação continuada de professores da Educação Básica a partir das teorias, estratégias e recursos didático-
    pedagógicos específicas do Ensino de História.
  • Instrumentar os professores/alunos para os desafios do trabalho docente no Ensino de História em meio às mudanças das políticas públicas de educação em processo de implementação no Brasil.
  • Contribuir com a qualificação do educador na perspectiva democrática e da efetivação do direito à educação com qualidade social, desenvolvendo habilidades específicas para atuar como professor e pesquisador de História.
  • Promover o aperfeiçoamento das práticas envolvidas na gestão dos processos de ensino e aprendizagem em História, oferecendo subsídios teóricos que auxiliem o professor na construção do exercício docente da História.

DESCRIÇÃO

  • O curso de especialização em Ensino de História visa oportunizar um espaço de reflexão, pesquisa e problematização do
    processo de ensino/aprendizagem em História, espelhando a dimensão educativa da disciplina à luz da própria epistemologia de ciência de referência e os seus problemas de modo a desenvolver saberes teórico-práticos associados ao campo educacional e organizados a partir do ambiente da Escola Básica, das experiências do cotidiano escolar, seus usos, saberes, e possibilidades.
  • A formação busca ressignificações acerca da formação teórico-didática e profissional na área do Ensino de História em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as atuais políticas públicas para a Educação Básica, buscando discutir o espaço de atuação do docente em História e uma educação pautada pela busca da autonomia do sujeito histórico e pelo letramento histórico na utilização de diferentes fontes e tipos de documentos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com formação superior em História ou áreas afins que atuem na Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de Ensino de História interessados se preparar para processos seletivos em programas de pós-graduação stricto sensu em História.


CONTEÚDO | 390 horas-aula (h/a)

TURMAS

CAMPUS

DIAS

HORÁRIO

INVESTIMENTO

SUL
Sábados
13h30 às 17h50
21 x R$ 350,00

TURMAS

CAMPUS SUL

Sábados

13h30 às 17h50

21 x R$ 350,00

PROCESSO DE ADMISSÃO

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PRÉ-REQUISITOS

Formação superior completa, com colação de grau realizada, em cursos Tecnólogos, Bacharelados e Licenciaturas.
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INSCRIÇÃO

Preencha a ficha de inscrição online
comparecer-pessoalmente ICONE LOCALIZACAO3

COMPARECER À UNI7

Comparecer pessoalmente à Secretaria da Pós-Graduação para entrega de documentos:
  • xerox RG e CPF,
  • 1 foto, xerox diploma (ou declaração de conclusão),
  • histórico da graduação,
  • e um currículo profissional.
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MATRÍCULA

Efetivar a matrícula após a entrega de documentos

COORDENAÇÃO

Prof. Me. Fernando Vasconcelos Benevides

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional em Ensino de História e em Telejornalismo. É professor da rede privada de ensino de Fortaleza, pesquisador em Educação Patrimonial e autor de trabalhos acadêmicos nas áreas de História, Educação e Comunicação Social. Ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH) do Grupo de Trabalho de Ensino de História da Associação Nacional de História no Ceará (ANPUH-CE). http://lattes.cnpq.br/3027522095578090

Prof.Me. Paulo Airton Pinto Damasceno

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará. É professor efetivo da rede estadual do Ceará e professor de Ensino Médio e Pré-universitário na rede privada de ensino em Fortaleza e Sobral, onde atuou como coordenador de área e em formações continuadas voltadas à educação básica. É pesquisador em Ensino de História ligado ao Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH - Dept° de História-UFC) e ao GT de Ensino de História da ANPUH-Ceará. Trabalha com os temas: consciência história, narrativa histórica, história do tempo presente, análise de materiais e suportes didáticos, estruturas formais e não formais de Ensino, história da instituição escolar e da disciplina escolar de história, metodologias ativas e colaborativas de ensino aprendizagem, educação e letramento histórico. Participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, como professor orientador, desde a terceira edição, sendo finalista e medalhista com equipes da rede pública e privada. Coordena o projeto "Minha escola é da comunidade" e participa do Laboratório de Ciências Humanas da EEM Liceu do Conjunto Ceará. http://lattes.cnpq.br/0861246180782692

Prof. Esp. André Vinícius Bezerra Magalhães

Mestrando em Ensino de História pela UFRN. Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela UNI7. Licenciado e bacharel em História pela UFC. Atuou como coordenador pedagógico e de área de estudo por dez anos na rede privada de ensino. Professor efetivo da rede estadual do Ceará e professor de Ensino Médio na rede privada há vinte anos. Pesquisador em Ensino de História ligado ao PPGH/UFRN, onde trabalha com os temas: metodologias ativas e colaborativas de ensino aprendizagem, NTICs – novas tecnologias da informação e comunicação no Ensino de História, educação histórica, didática da história e literacia histórica. Participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, como professor orientador, desde a primeira edição há dez anos, tendo estado presente em todas as finais e obtido premiações do CNPq por desempenho acadêmico junto aos orientandos. http://lattes.cnpq.br/4699603441213549

INFORMAÇÕES

  • 9h - 22h
  • 9h - 12h

À UNI7, reserva-se o direito de não realizar o Curso de Especialização, caso o número de candidatos matriculados seja inferior ao número mínimo de vagas.
À UNI7, reserva-se o o direito de, por motivo de força maior, substituir membros do corpo docente por profissionais igualmente qualificados.