Profissionais com formação superior em História ou áreas afins que atuem na Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de Ensino de História interessados se preparar para processos seletivos em programas de pós-graduação stricto sensu em História.
Teorias da História | 25 h/a
História do Ensino de História | 25 h/a
Embates Curriculares e Formação Cidadã | 25 h/a
Educação Histórica e Didática da História | 25 h/a
Estratégias didático-metodológicas: oficina de análise e produção de recursos | 30 h/a
Fontes e Narrativas na Construção do Conhecimento em História | 25 h/a
História e cultura afro-brasileira e indígena | 30 h/a
Educação Patrimonial e Ensino de História | 25 h/a
Letramento Histórico Digital: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido | 25 h/a
História e Gênero | 30 h/a
Estratégias Avaliativas e Repercussão no Processo Educativo | 25 h/a
História Local: Ensino e Perspectivas | 25 h/a
Metodologia da Pesquisa e da Didática Histórica | 25 h/a
Seminário de Pesquisa e Orientação | 25 h/a
Trabalho de Conclusão de Curso | 25 h/a
Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional em Ensino de História e em Telejornalismo. É professor da rede privada de ensino de Fortaleza, pesquisador em Educação Patrimonial e autor de trabalhos acadêmicos nas áreas de História, Educação e Comunicação Social. Ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH) do Grupo de Trabalho de Ensino de História da Associação Nacional de História no Ceará (ANPUH-CE). http://lattes.cnpq.br/3027522095578090
Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará. É professor efetivo da rede estadual do Ceará e professor de Ensino Médio e Pré-universitário na rede privada de ensino em Fortaleza e Sobral, onde atuou como coordenador de área e em formações continuadas voltadas à educação básica. É pesquisador em Ensino de História ligado ao Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH - Dept° de História-UFC) e ao GT de Ensino de História da ANPUH-Ceará. Trabalha com os temas: consciência história, narrativa histórica, história do tempo presente, análise de materiais e suportes didáticos, estruturas formais e não formais de Ensino, história da instituição escolar e da disciplina escolar de história, metodologias ativas e colaborativas de ensino aprendizagem, educação e letramento histórico. Participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, como professor orientador, desde a terceira edição, sendo finalista e medalhista com equipes da rede pública e privada. Coordena o projeto "Minha escola é da comunidade" e participa do Laboratório de Ciências Humanas da EEM Liceu do Conjunto Ceará. http://lattes.cnpq.br/0861246180782692
Mestrando em Ensino de História pela UFRN. Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela UNI7. Licenciado e bacharel em História pela UFC. Atuou como coordenador pedagógico e de área de estudo por dez anos na rede privada de ensino. Professor efetivo da rede estadual do Ceará e professor de Ensino Médio na rede privada há vinte anos. Pesquisador em Ensino de História ligado ao PPGH/UFRN, onde trabalha com os temas: metodologias ativas e colaborativas de ensino aprendizagem, NTICs – novas tecnologias da informação e comunicação no Ensino de História, educação histórica, didática da história e literacia histórica. Participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, como professor orientador, desde a primeira edição há dez anos, tendo estado presente em todas as finais e obtido premiações do CNPq por desempenho acadêmico junto aos orientandos. http://lattes.cnpq.br/4699603441213549
À UNI7, reserva-se o direito de não realizar o Curso de Especialização, caso o número de candidatos matriculados seja inferior ao número mínimo de vagas.
À UNI7, reserva-se o o direito de, por motivo de força maior, substituir membros do corpo docente por profissionais igualmente qualificados.