Promover o aprofundamento acerca das bases teóricas que fundamentam as práticas direcionadas às crianças de 0 a 5 anos no contexto institucional (creches e pré-escolas) na atualidade.
Integrar uma visão interdisciplinar para a atuação na educação infantil no que tange à expressão, criatividade, ludicidade e arte.
Favorecer a reflexão crítica sobre a educação infantil no Brasil e suas possibilidades e desafios frente à criança enquanto sujeito histórico, de direitos e que produz cultura.
Professores ou gestores que atuam ou pretendem atuar na Educação Infantil, pedagogos, licenciados ou graduados em áreas afins.
Crianças, infâncias e sociedade no Brasil: bases históricas e políticas públicas | 25 h/a
Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação Infantil (Piaget, Vygotsky, Leontiev, Luria e Wallon) | 30 h/a
Criança(s) e Cultura: diversidade cultural e práticas inclusivas | 25 h/a
Tendências pedagógicas e currículos para a educação das crianças de 0 a 5 anos | 25 h/a
Teoria e prática do brinquedo e da ludicidade | 30 h/a
Neurociência educacional e as dimensões do desenvolvimento infantil | 25 h/a
Interações adulto(s) e criança(s) nas instituições de educação infantil | 25 h/a
O berçário como espaço de vínculo e aprendizagem: a abordagem Pikler | 25 h/a
A criança de 0 a 5 anos e suas competências para explorar o mundo: jogos matemáticos e experimentação científica | 30 h/a
Processos de leitura, escrita e letramento na Educação Infantil | 30 h/a
A arte de ler e narrar histórias para crianças | 25 h/a
Educação infantil e as múltiplas linguagens (Música, Artes e Movimento) | 25 h/a
Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil: abordagem de Reggio Emilia | 30 h/a
Seminário de Pesquisa I | 5 h/a
Seminário de Pesquisa II | 5 h/a
A UNI7 reserva-se o direito de não realizar o Curso de Especialização caso o número de candidatos matriculados seja inferior ao número mínimo de vagas.
A UNI7 reserva-se o o direito de, por motivo de força maior, substituir membros do corpo docente por profissionais igualmente qualificados.