
Pedro Jairo Nogueira Pinheiro Filho
28/04/2016
Katia Regina Azevedo Patrocinio
28/04/2016Especialização em Educação Inclusiva

OBJETIVOS
- Pesquisar a diferença e a diversidade humana em todos os aspectos, como deficiência, a pluralidade de crenças, raças, etnias.
- Conhecer os diversos aspectos da Educação Especial e educação inclusiva, retratando um panorama histórico, político e filosófico.
- Discutir os conceitos de necessidades educativas especiais, integração e inclusão e suas implicações para a aprendizagem escolar.
- Compreender o movimento de mudança do paradigma da exclusão para o da inclusão na atualidade, possibilitando uma reflexão da diversidade humana na relação escola / sociedade, assim como entender as concepções de sujeito, sociedade e diversidade à luz do paradigma da inclusão.
- Conhecer as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias para o atendimento as necessidades especificas dos estudantes da Educação Especial.
- Articular as contribuições da Psicologia, da Psicopedagogia e da Psicomotricidade para a inclusão escolar.
- Discutir a dinâmica de organização e de gestão pedagógica em sala de aula, bem como práticas de intervenções relacionados à aprendizagem dos estudantes com deficiência e TEA na sala de aula comum.
PÚBLICO-ALVO
Pedagogos, Psicólogos e Educadores em geral das redes pública e privada, profissionais graduados e interessados na qualificação profissional em Educação Especial.
CONTEÚDO | 390 horas-aula (h/a)
-
Fundamentos históricos, políticos e filosóficos da educação especial/inclusiva. | 24 h/a
-
Diferença, diversidade e inclusão educacional | 24 h/a
-
Psicomotricidade, ludicidade e educação inclusiva | 32 h/a
-
Psicopedagogia e educação inclusiva | 32 h/a
-
O processo de inclusão e o papel da família | 28 h/a
-
Gestão e organização da sala de aula inclusiva | 28 h/a
-
Novas tecnologias e inclusão escolar | 32 h/a
-
Metodologia científica: pesquisa e orientação à monografia | 32 h/a
-
Processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual | 32 h/a
-
Processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual | 32 h/a
-
Processo de ensino e aprendizagem das pessoas com surdez | 32 h/a
-
Processo de ensino e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | 32 h/a
-
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 32 h/a
PROCESSO DE ADMISSÃO

PRÉ-REQUISITOS

COMPARECER À UNI7
- xerox RG e CPF,
- 1 foto, xerox diploma (ou declaração de conclusão),
- histórico da graduação,
- comprovante de residência.

MATRÍCULA
COORDENAÇÃO
Prof. Rejane ArarunaMestra em Educação pela UFC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFC. Graduada em Pedagogia pela UFC.
Professora do Curso de Pedagogia da FA7. Supervisora de Conteúdos do Curso de Especialização para professores do Atendimento Educacional Especializado (MEC/UFC, 2013, 2014). Pesquisadora CNPQ; Pesquisadora com experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Currículo e Formação de professores.
MEMBRO DO GRUPO
DE EXCELÊNCIA
DO MEC

À UNI7, reserva-se o direito de não realizar o Curso de Especialização, caso o número de candidatos matriculados seja inferior ao número mínimo de vagas.
À UNI7, reserva-se o o direito de, por motivo de força maior, substituir membros do corpo docente por profissionais igualmente qualificados.