Responsabilidade Cultural

Faltosos no ENADE têm até dia 31/12/2007 para justificar ausência
05/12/2007
Sorteio de Computador
10/12/2007

Responsabilidade Cultural

Responsabilidade cultural? A FA7 tem disso sim! Quem garante é a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), que no dia 29 de novembro entregou ao Diretor Acadêmico Ednilo Soarez o Selo de Responsabilidade Cultural. As organizações vencedoras, selecionadas entre cerca de 80 instituições inscritas a partir de um edital público, terão, até a próxima edição, o direito de utilizar o Selo em seu material institucional e promocional. Em contrapartida, o Governo do Estado promoverá o nome das organizações em vídeos, folders, banners e exposições institucionais, no site da SECULT, bem como nas programações mensais do Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.

O Vice-Diretor Acadêmico da FA7, Adelmir Jucá, representando a instituição, orgulha-se do resultado e elenca as ações que contribuíram para o recebimento do selo. O trabalho realizado pela Galeria de Arte Vicente Leite é um deles. Em cinco anos de atuação, a galeria já realizou 18 exposições, com a participação total de 104 artistas, incluindo grandes nomes da arte cearense como Ascal, Zé Tarcísio, Stênio Burgos e Francisco Vidal Júnior. Mais de 10 mil pessoas já visitaram o espaço, entre as quais alunos de escolas públicas e particulares, que são recebidos para uma visita guiada por um especialista em artes plásticas.

A contribuição da FA7 para promover a cultura cearense se entende através de outros projetos. A Universidade de Gerações – Viva oferece educação continuada a diversos grupos de interesse. Prioritariamente elaborada para o público da terceira idade, acolhe também jovens e adultos, objetivando o aprendizado contínuo nos mais diversos campos do saber: artes, tecnologia, saúde e atividades no terceiro setor. Dessa forma, reafirma a vocação da FA7 como instituição comprometida em oferecer excelência educacional a todas as gerações.

No âmbito acadêmico, a FA7 reconhece a divulgação científica como importante política cultural, fundamental para o sucesso da tríade ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, desde a sua fundação, a instituição incentiva a publicação de revistas acadêmicas e livros, e considera esses instrumentos poderosas ferramentas para a circulação do saber, a partilha de conhecimentos e a promoção da cidadania.  Além do fomento editorial, a FA7 ainda apóia eventos dos mais diversos perfis, que durante todo o ano são realizados na instituição.