Em apenas 20 dias, três eventos jurídicos de cunho internacional tiveram a participação de dois docentes dos Cursos de Graduação e Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Nos dias 11 e 12 de outubro, a professora Dra. Maria Vital da Rocha participou do XII Congresso Internacional Pedagogia Universitária e Didática do Direito, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade do Chile.
Segundo a docente, que é coordenadora do Curso de Graduação e professora do Curso de Mestrado em Direito da UNI7 e leciona também na Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento promoveu reflexões sobre a educação jurídica transdisciplinar e tratou dos desafios da formação jurídica, das inovações em docência, do ensino remoto de emergência, pluralismo jurídico e enfoque de gênero, equidade e inclusão sob o viés da investigação e da proteção dos direitos humanos. Ela integrou painel deliberativo e reflexivo sobre educação jurídica a partir de diversas experiências.
Maria Vital também participou, nos dias 17 e 18 de outubro, do Seminário Ítalo-brasileiro Aportes Constitucionais na Ciência do Direito, realizado pela Rede Damas Educacional. A professora foi uma das palestrantes, ao lado de outros grandes nomes do Direito como os professores-doutores Cláudio Brandão, George Browne Rego, Stello Mangiameli (Universidade de Teramo, Itália), Suzan Lewis e Agata Cecilia Amato (Universidade de Roma – Tor Vergata).
Já entre os dias 19 e 21 de outubro, o professor-doutor Alisson José Maia Melo participou, em Palmas (TO), do XIV Congresso Internacional em Direitos Humanos, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e organizado pelo Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O evento teve como tema “A proteção dos Direitos Humanos em Cenário de Guerra e Pandemia” e reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores, além de renomados palestrantes do Brasil, Hungria, Turquia, Egito, Estados Unidos, México, Espanha, Inglaterra, Bolívia e Moçambique. Na ocasião, Alisson Melo apresentou um estudo sobre avanços tecnológicos no Judiciário, direitos humanos e os novos paradigmas do Direito do Trabalho pós-pandemia.
Editor da Revista Jurídica, além de professor da Graduação e do Mestrado em Direito da UNI7, Alisson Melo destacou, em sua apresentação, questões relativas aos desempregados e trabalhadores informais, excluídos digitais, influenciadores digitais e o sucesso das lives no período da pandemia, precariedade dos trabalhadores plataformizados (uberização), teletrabalho (trabalho remoto) e trabalhos presenciais (essenciais) durante a pandemia no Brasil.
DESTAQUE. O coordenador do Mestrado em Direito da UNI7, professor-doutor João Luís Nogueira Matias, avalia que a participação dos docentes nos referidos eventos evidencia a produção intelectual e o comprometimento destes educadores e pesquisadores com a qualidade e melhoria contínua das atividades de ensino e pesquisa acadêmica em seu viés jurídico e contribui para elevar cada vez mais a avaliação dos cursos perante as demais instituições.