Colégio Militar Batalha do Riachuelo, Seleciona: Estagiário(a) de Pedagogia
10/03/2020
LinkEstágio, Seleciona: Estagiário(a) de Engenharia Elétrica
12/03/2020

Professoras do direito promovem a aula “Justiça, substantivo feminino”

Na semana que começa com o dia que relembra a luta mundial pelo direito das mulheres, os alunos do curso de Direito da UNI7 foram surpreendidos com a aula “Justiça, substantivo feminino”, na segunda-feira, dia 9/3.

Nove professoras do curso se reuniram numa mesa para compartilhar experiências e estudos que mostram a relação do campo do Direito com as questões femininas.

A professora Maria Vital da Rocha revelou seu pioneirismo em diversos campos, como a primeira mulher a obter doutorado em Direito no Ceará e a primeira presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi).

A professora Lara Dourado destacou a preocupação acadêmica em incluir a produção de cientistas nas bibliografias e nas mesas de debates.

O cenário da participação das mulheres no Judiciário foi destaque da fala da professora Eliza Dias, que comentou estudo do Conselho Nacional de Justiça indicando a tímida participação feminina em cargos de destaque.

O campo privado de trabalho foi ressaltado pela professora Denise Carrá, que sublinhou a necessidade de revisão das divergências salariais.

A professora Ângela Gondim relembrou momentos desafiadores da suacarreira no Ministério Público e na luta pelos mais diversos direitos.

Num país em que os índices de feminicídio são destaque mundial, a professora Jeovânia Holanda ressaltou a importância da valorização e da coragem da mulher no cenário de violência doméstica.

No campo das cidades, a professora Danielle Batista sublinhou a participação das mulheres no desafio de pensar os cenários urbanos.

Em meio à transdisciplinaridade de temas, a professora Germana Belchior convidou os alunos a refletirem sobre a relação do feminino com a natureza, com o olhar pautado pela complexidade.

A professora Eulália Camurça, que mediou a conversa destacou: “Queremos nosso espaço pela nossa capacidade, nosso talento e nosso potencial de transformar. Somos nós que geramos o mundo e vamos seguir iluminando o universo.”