Prof. Maiso Dias e a equipe do Birô preparam-se para a 2ª fase de Concurso Cultural

Logística realiza Visita Internacional ao Panamá
26/04/2012
O CINE FA7 apresenta nesta semana o filme O pesadelo de Darwin
30/04/2012

Prof. Maiso Dias e a equipe do Birô preparam-se para a 2ª fase de Concurso Cultural

O que é a iniciativa?

O Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade é um concurso cultural que visa reconhecer, multiplicar e premiar casos práticos de professores universitários das mais diversas disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação de Administração ou Economia que inserirem a temática da sustentabilidade de forma contínua e integrada às aulas ministradas no primeiro semestre de 2012. Provocar a reflexão dos estudantes sobre seus valores e seu papel na gestão de negócios sustentáveis é o fundamento do Concurso, e daqueles que participam.

Quem pôde participar?

Professores de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil que ministrem, durante o primeiro semestre de 2012, matérias das mais diversas disciplinas dos cursos de graduação em Administração ou Economia reconhecidos pelo MEC e que estivessem interessados em dar visibilidade às suas práticas para sustentabilidade no ensino de suas disciplinas.

Como funciona?


Os docentes inscreveram um projeto sobre como abordar a sustentabilidade na disciplina que irão ministrar no primeiro semestre de 2012. Para seguir concorrendo, os docentes deverão cumprir todas as etapas do Concurso e, ao final do semestre, apresentar seu “Caso Prático” (relato da proposta implementada e resultados alcançados) que será avaliado pela Comissão de Avaliação e Banca Julgadora. Os professores finalistas irão apresentar seu Caso na cidade de São Paulo, em evento aberto ao público e transmitido para todo país. Ao longo do concurso, as propostas que atenderem os critérios do regulamento serão disseminadas para reconhecer, estimular o debate e a multip licação de práticas educativas para sustentabilidade.

Qual é o prêmio?

Os(as) até três professores(as) vencedores, selecionados pela Banca Julgadora, serão premiados(as), cada um(a), com uma bolsa de estudos para um Curso de Empreendedorismo para Professores, na Babson College na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América.
Além disso, a iniciativa oferece as seguintes formas de reco nhecimento:

  • Até 10 (dez) Casos Práticos com a melhor classificação serão especialmente divulgados em mídias relacionadas ao tema como forma de estimular, reconhecer e promover a multiplicação de práticas de incorporação da sustentabilidade nas disciplinas obrigatórias dos cursos de Administração e Economia.
  • Os docentes finalistas irão apresentar seus casos na cidade de São Paulo em evento aberto ao público e transmitido para todo país e terão seus respectivos coordenadores de curso especialmente convidados para o evento.
  • As IES e os respectivos coordenadores de curso serão reconhecidos, respectivamente, com troféu e certificado de participação, visto que seu apoio é essencial para o sucesso da aplicação da Proposta.

Por que da iniciativa?

O propósito do Santander é estimular e reconhecer práticas educativas para a sustentabilidade. Acredita-se que o Desenvolvimento Sustentável é um tema essencial para a sociedade contemporânea, que busca um mercado, ao mesmo tempo, próspero, justo, inovador e ambientalmente equilibrado.

Sobre a porposta


Com uma proposta intitulada “EMPREENDER CONSCIENTE” (http://praticasdeeducacao.universia.com.br/projetos/detalhe/63/Empreender-consciente) o Professor Maiso e o Birô tentam avançar para a 3ª fase.
(Parte da Proposta em slides disponível no site do Concurso)


(Parte da Proposta em slides disponível no site do Concurso)

O que pretende alcançar com a proposta?

“Pretendo primeiramente, conscientizar e despertar (…) para a importância do hábito de se praticar o consumo consciente, como uma forma responsável e educativa em nossas vidas.”

Professor Maiso Dias