Presidente do TJCE apresenta benefícios da virtualização aos estagiários do NPJ

Concurso de identidade Visual
07/10/2010
Jornada da Comunicação: neste sábado, 16/10, às 9h. Tema: Revistas de Fortaleza
13/10/2010

Presidente do TJCE apresenta benefícios da virtualização aos estagiários do NPJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, apresentou, nesta quarta-feira (06/10), a estudantes do curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7), os benefícios do Projeto de Virtualização do Poder Judiciário do Estado. O magistrado destacou agilidade, maior segurança e transparência na tramitação dos processos virtuais.

Segundo o desembargador, a Justiça é como um veículo com vários pilotos, cada um tomando uma direção diferente. “Quando você ordena tudo isso em um sistema, no qual ninguém pode fazer senão o certo, o problema foi resolvido. E essa solução foi dada aqui no Ceará”.

O presidente do TJCE afirmou que os futuros advogados iniciarão na profissão fazendo uso do novo sistema. “Vocês terão todos os modelos de petição, de formulários jurídicos, no computador. Vão exercer a maior de todas as profissões em uma unidade da Federação onde a Justiça servirá de exemplo”.

Ernani Barreira assegurou que a virtualização obedece aos procedimentos mais modernos, dando flexibilidade às reformas dos códigos, e isso vai facilitar o trabalho. “A decisão do juiz estará em tempo real no sistema eletrônico. Não vai ter tempo para o preguiçoso, enganador, mentiroso, desonesto, só tem lugar para operadores do Direito”.

O mais importante, na visão do desembargador, é que a sociedade terá o atendimento que merece. “Devemos satisfazer a vontade social. Países democráticos gostam de Justiça. O trabalho demorado irrita as partes. Nosso papel é apartar brigas e não criar”.

Participaram também do encontro o vice-presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, e o desembargador Jucid Peixoto.

Notícia retirada do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará