Matrícula 2020.2: Informações
08/07/2020
Sinerge Engenharia, Seleciona: Estagiário(a) em Engenharia Civil
10/07/2020

Orientação para matrícula nas turmas de prática real do NPJ (2020.2): estágio I, IV, VI e VIII

1. Com o objetivo de facilitar a matrícula para as disciplinas do NPJ, listam-se abaixo as disciplinas e turmas dos estágios práticos do NPJ para o semestre 2020.2 com os referidos códigos.

2. O procedimento de matrícula é o mesmo da matrícula tradicional online, devendo o aluno, indicar qual a turma que deseja se matricular, através dos códigos abaixo, levando em conta o horário e professor orientador indicado.

3. A disciplina de Estágio Supervisionado I consiste em dez encontros de visitas, palestras e oficinas de introdução à prática jurídica, em calendário divulgado pelo professor orientador. É possível que alguns encontros sejam realizados em dia/turno diferente do indicado na matrícula, a depender da agenda dos órgãos visitados e dos palestrantes. Durante o semestre, a visita só será realizada se permitida pelos órgãos estatais em razão dos protocolos da pandemia do COVID-19.

4. As disciplinas de Estágio IV, VI e VIII podem ser realizadas em uma das seguintes modalidades, a critério do aluno:

Núcleo de Assistência Jurídica (AJ) : em convênio com a Defensoria Pública, com produção de peças processuais, nas tardes de segunda a quarta, sob supervisão do prof. Adriano Pascarelli.

Núcleo Judicial (JE) : em convênio com o Tribunal de Justiça, para atendimento na 9ª Unidade do Juizado Especial. Sob supervisão da profa. Lara Dourado, nos sábados pela manhã, nos estudos de processos em andamento da 9a Unidade, com auxílio na produção de sentenças e demais fases processuais, incluindo participação em audiências.

Núcleo Penal (NP): podem acontecer em duas modalidades:

1. Execução Penal, em convênio com a Defensoria Pública, com produção de peças na área criminal (preferencialmente Execução Criminal), sob supervisão do prof. Mário Albuquerque, nas quintas-feiras. NOVIDADE: Em 2020.2, está ofertado no turno da noite.
  2. Polícia Civil do estado do Ceará, sob supervisão da profa. Jeovânia Holanda, nas sextas à tarde.

Núcleo da Advocacia Pública (NA) especializado na atuação de advocacia pública. Acontecerá, às quintas-feiras, de 14h às 17h, sob supervisão do prof. Fábio Holanda.

5. É permitido que o aluno curse mais de uma disciplina de estágio de prática real num mesmo semestre, respeitando os pré-requisitos. É permitido que todas as disciplinas de prática real (exceto Estágio I) sejam cursadas em uma mesma modalidade acima.

6. Durante o semestre de 2020.2, os estágios serão realizados em conformidade com as orientações do governo do Estado do Ceará e do Ministério da Educação, a serem definidas no início e durante o semestre letivo.

7.Solicita-se o máximo de atenção na escolha correta do código com a turma, visto que as alterações só podem ser realizadas através de reajuste de matrícula, não sendo garantida a disponibilidade de vaga no horário desejado.

Uma sugestão: Caso não tenha vaga na turma desejada, tente outra turma em outra disciplina equivalente de mesma modalidade no mesmo horário. Ex: Se Estágio Supervisionado VI no Serviço de Assistência Jurídica Segunda-feira Tarde (Turma SA09T2) estiver sem vaga disponível, tente Estágio Supervisionado VIII Segunda-feira Tarde (Turma SA10T2), pois são turmas conjugadas.

8. Para aproveitamento de Estágio Externo nas disciplinas de Estágio IV, VI e/ou VIII, o aluno deverá se matricular em qualquer das turmas das disciplinas de estágio acima e, solicitar o aproveitamento, até dia 14 de agosto de 2020 (sexta-feira), observando as regras da Resolução 01/2017 do NPJ e cronograma do semestre.

Prof. Responsável

7º SEMESTRE: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I