Ijovem, Seleciona: Estagiário(a) de Administração
22/12/2022
O Estado CE, Seleciona para: Estagiário(a) de Jornalismo
29/12/2022
Ijovem, Seleciona: Estagiário(a) de Administração
22/12/2022
O Estado CE, Seleciona para: Estagiário(a) de Jornalismo
29/12/2022

Mestrado em Direito Privado da UNI7 abre inscrições para vagas remanescentes

O Mestrado Acadêmico em Direito Privado do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) está com inscrições abertas para as vagas remanescentes da sua 8ª Turma que terá ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. Os(as) interessados(as) poderão se inscrever de 2 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023 pelo site da UNI7 por meio de formulário próprio. O edital com todas as normas relativas ao processo seletivo se encontra na página de pós-graduação e também logo abaixo:

Edital - Vagas remanescentes

São ofertadas 10 vagas. O mestrado é o único do Ceará com área de concentração em Relações Privadas e Desenvolvimento e está organizado em duas linhas de pesquisa: “Relações Privadas, Direitos Humanos e Desenvolvimento” e “Relações Privadas, Mercado e Desenvolvimento”. O prazo de duração do curso (incluindo disciplinas e produção e defesa de dissertação) é de até 24 meses.

As disciplinas são ofertadas nos horários da manhã (8h às 11h) e tarde-noite (17h às 20h), de forma presencial e/ou remota. Excepcionalmente, poderão ser oferecidas disciplinas condensadas. As aulas devem iniciar no dia 6 de março próximo. A Comissão de Seleção é formada pelos professores-doutores João Luís Nogueira Matias (coordenador do mestrado e presidente da Comissão), Maria Vital da Rocha (membro interno) e Ramon Negócio (membro interno) e Tiago Seixas Themudo (suplente).

Interessados(as) em se inscrever devem ter concluído a graduação em Direito, comprovada mediante apresentação de diploma ou declaração. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), paga por meio de boleto bancário. A avaliação será feita em etapa única (eliminatória). Os(as) candidatos(as) devem apresentar projeto de autoria individual (no mínimo dez e, no máximo, vinte páginas) com cópia do curriculum lattes no ato da inscrição. Os critérios e padrões estão descritos no edital.

De acordo com o coordenador do curso, professor-doutor João Luís, serão avaliados o curriculum lattes, o perfil do(a) candidato(a) e o projeto de dissertação. A etapa se desenvolverá entre os dias 13 e 14 de fevereiro próximo, quando serão atribuídas notas de zero a dez, sendo necessária, para aprovação, a obtenção de nota igual ou superior a seis.

Depois de aprovado, o mestrando terá de comprovar, até antes da sessão de defesa da dissertação, proficiência em um dos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão ou italiano. A previsão é de que a lista de aprovados esteja publicada no site da UNI7 até 15 de fevereiro de 2023. As matrículas devem ocorrer nos dias 16 e 17 de fevereiro, mediante a apresentação da documentação indicada no edital.

CONCEITO CAPES – No início de setembro último, o Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), elevou a nota do Mestrado em Direito da UNI7 de 3 (três) para 4 (quatro), numa escala que vai até 7 (sete). Tendo sido criado com nota 3,0 (três), padrão para os novos cursos, em sua primeira avaliação obteve a progressão possível, uma vez que não é admitido o aumento superior a um nível.

O parecer da comissão avaliadora, formada por especialistas ligados a instituições jurídicas de outras unidades da Federação, definiu o Mestrado em Direito da UNI7 como “um programa jovem, bem articulado, bem organizado, com propósitos muito claros e com abrangência temática que enfatiza uma área do direito que passa por uma retomada conceitual e instrumental”. A comissão enfatizou que “a coerência entre a proposta, as pesquisas, a produção e a atuação e inserção na comunidade justificam que a nota seja elevada de 3 para 4”. O parecer, então, foi acolhido pelo CTC em sua 216ª reunião.

“Não se trata de algo tão comum ou corriqueiro um salto avaliativo como o que conquistamos de um quadriênio para o outro. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos aponta o desafio de continuarmos em busca de um crescimento cada vez maior e com impacto na sociedade”, destaca o coordenador do curso. A Capes também considera o perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à proposta do Programa. No caso da UNI7, há 13 (treze) professores permanentes e 3 (três) colaboradores, o que, na visão da comissão, atende muito bem aos requisitos da área.

Utilizamos cookies de sites de mídias sociais de terceiros para garantir a sua melhor experiência em nosso site. Estes cookies serão armazenados em seu navegador.
Posso ajudar?