Mais um Coding DOJO neste sábado

Revista Matéria Prima recebe voto de congratulação da Assembléia Legislativa
18/03/2010
NPJ divulga calendário de atividades de abril
23/03/2010

Mais um Coding DOJO neste sábado

A FA7 recebe mais uma vez a reunião do Grupo Coding DojoCE neste sábado, 27 de março, a partir das 09h00.

A primeira reunião ocorreu no dia 13 de março, também na FA7, e contou com a participação de cerca de 10 pessoas. Na ocasião foram realizados 05 desafios e a reunião durou cerca de 03 horas. A tecnologia escolhida para a reunião foi o Ruby. Mais detalhes dos desafios podem ser conferidos na páginad do grupo: Coding DojoCE.

As votações para escolher a linguagem da próxima reunião estão abertas no site do grupo.

Mas o que é um Coding Dojo?

Segundo o http://codingdojo.org/,  "um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo”.

Dojo
Dojo

Veja como funciona um Coding Dojo

No dojo o grupo escolhe um desafio computacional para ser resolvido, após a escolha do desafio deve-se ficar dois integrantes, um como piloto e outro como co-piloto no computador, entretanto, só o piloto programa.

Depois de 7 minutos o piloto vai para a platéia, o co-piloto assume o lugar do piloto e outro participante, da platéia, entra como co-piloto. O rodizio continua até que o exercício seja resolvido.

Algumas regras:

  • Desenvolvimento guiado por testes: Antes de fazer qualquer implementação, deve ser escrito um teste, que ao passar indica que a implementação está correta;
  • “Passos de bebê”: Se um teste não está passando, você deve escrever o código mais simples possível que faça o teste passar. Quando for escrever um novo teste para o mesmo método, escreva um teste que teste só um pouquinho a mais da funcionalidade desejada;
  • Programação em pares (Pair programming): A programação é feita em duplas. Cada dupla tem um piloto e um co-piloto. Ambos pensam em como passar no teste atual, mas só o piloto digita. Cada par tem por volta de 5 a 10 minutos no seu turno. Quando esse tempo acaba:
    • O piloto volta para a platéia
    • O co-piloto assume o lugar do piloto
    • Um novo co-piloto vem da platéia
  • Todos devem entender: O piloto e o co-piloto devem sempre explicar em voz alta o que estão tentando fazer para solucionar o problema. Qualquer um na platéia pode pedir explicações se não entender algum raciocínio;
  • Três fases: Um Coding Dojo sempre está em alguma dessas 3 fases, dependendo do estado dos testes:
    • Vermelha: Pelo menos um teste não está passando. A dupla da vez deve se concentrar em fazer o teste passar. A platéia não deve falar nessa fase, para não atrapalhar piloto e co-piloto.
    • Verde: Os testes acabaram de ser rodados e todos estão passando. Essa é a hora de quem está na platéia dar sugestões para melhorar o código.
    • Cinza: O código foi modificado de acordo com as sugestões, mas a bateria de testes ainda não foi rodada. Deve-se evitar fazer grandes modificações no código nessa fase