JavaCE organiza evento com bateria de palestras na FA7

Resultado do Vestibular realizado no dia 26 de janeiro de 2013
29/01/2013
Informações sobre o início do ano letivo 2013.1
01/02/2013

JavaCE organiza evento com bateria de palestras na FA7

Data e Local

02 de Fevereiro de 2013 na Faculdade 7 de Setembro (FA7)


Palestrantes

Eduardo Mendonça

Desde 2004, Eduardo trabalha para a Broadridge Financial Solutions, uma dos principais provedores de soluções para o mercado financeiro e empresas de capital aberto na América do Norte e no resto do mundo. Como Arquiteto de Software para a Broadridge Investor Communications Canada, Eduardo é responsável pela arquitetura e design de alto nível para novos sistemas J2EE e .Net, assim como pelo direcionamento da evolução de sistemas legados. Eduardo é também o auto-intitulado "agile coach" dos times de desenvolvimento dos quais participa. Anteriormente à Broadridge, Eduardo trabalhou para a Ericsson em São Paulo, como Arquiteto de Soluções, atuando principalmente na área de garantia de receita para empresas de telefonia. Antes da Ericsson, Eduardo trabalhou como como consultor pela BRQ, para clientes do setor público estadual, também em São Paulo. Eduardo e Mestre em Ciência da Computação pela UFC, Oracle Certified Master e Java EE 5 Enterprise Architect.

Rafael Ponte

Atua com desenvolvimento de software há +7 anos, com foco no desenvolvimento de aplicações Web e integração entre sistemas. Atualmente é desenvolvedor, consultor e co-fundador da empresa cearense de consultoria e treinamento TriadWorks . Rafael já palestrou e ministrou treinamentos sobre tecnologias Java para desenvolvimento Web, testes automatizados e Domain-Driven Design em alguns eventos e projetos sociais pelo Brazil, como QCONSP 2012, JavaCE Conference 2012, Agile Brazil 2011 e muitos outros. Entusiasta Java, por metodologias ágeis e principalmente por testes automatizados e design de software. Também é coordenador da lista de discussão JavaServer Faces International Group (JavaSF). Nas horas vagas mantém um blog e possui artigo publicado na Revista MundoJ (antiga Mundo Java).

Edwin Pitanga

Pós-graduando em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software – UECE, graduado em Análise de Sistemas Web, pela Faculdade Tecnológica do Nordeste – FATENE, atua no ramo de TI há mais de seis anos, com vasta experiência em análise e desenvolvimento de sistemas na plataforma web, para os mais diversos ramos desde e-commerce, desenvolvimento de sites, sistemas de gerenciamento de conteúdo, soluções nas áreas de seguros, trânsito, agências de turismo, entre outros. Participou de desenvolvimento de sistemas com equipes internacionais (EUA e Índia), tendo como clientes grandes seguradoras do Brasil e do mundo.

Alan Nascimento

Pós-graduado em Desenvolvimento de Aplicações para Internet pela UFPA, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela IFPA, possui certificação SCJP, atua há quatro anos no ramo da TI com vasta experiencia em análise e desenvolvimento de sistemas na plataforma web em varias linguagens de programação, assim como no planejamento de arquiteturas para padronizar e agilizar o desenvolvimento de sistemas. Participou de desenvolvimento de sistemas com equipes internacionais (EUA e Índia), tendo como clientes grandes seguradoras do Brasil e do mundo.

 

Programação

 

Horário Assunto Duração
09:00 às 09:15

Boas vindas e apresentações

15 minutos

09:15 às 10:00

A importância do Java no sucesso de uma Startup


45 minutos

10:00 às 10:15

Coffee-break


15 minutos

10:15 às 11:00

A importância dos testes automatizados


45 minutos

11:00 às 11:45

db-version: "evolutionary database design"


45 minutos

11:45 às 12:00 Encerramento

15 minutos

Tema das Palestras

 

db-version: "evolutionary database design" para projetos que usam maven (Eduardo)

É comum o uso de bancos de dados relacionais na construção de sistemas de informação. Enquanto existe amplo suporte ferramental para a evolução incremental dos programas (source control, esquemas de versionamento dos releases binários, etc), o mesmo não pode se dizer quanto ao suporte para a evolução incremental da estrutura do banco de dados.
db-version é uma ferramenta gratuita e de código aberto que tem por objetivo dar suporte à evolução incremental da estrutura de bancos de dados que são parte integrante de sistemas de informação, com foco na facilidade de uso para projetos que usam maven como solução de build automatizado.

A importância dos testes automatizados (Rafael)

Desenvolver software é uma luta contra complexidade. Cada linha de código que um programador escreve pode ser mais um ponto de falha no software. Para diminuir os riscos é fundamental que o programador e a equipe adotem uma cultura na escrita de testes, de preferência automatizados, para garantir que o software se comporte como esperado durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento.
Nesta apresentação explanarei a importância dos testes automatizados de acordo com a cultura ágil, os tipos de testes que podemos escrever, os benefícios obtidos a médio e longo prazo, e as dificuldades ao escreve-los. Será também apresentado algumas ferramentas úteis e relatos da minha experiência na escrita de testes no mercado de trabalho.

A importância do Java no sucesso de uma Startup (Edwin e Alan)

Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups. Nesta apresentação será mostrado como o Java se encaixa nesse cenário e de quebra ainda será passado um feedback de como foi o JavaOne em São Paulo.