Centro Internacional de Negócios, Seleciona: Estagiário de Certificação
31/01/2020
Curso de Direito divulga o resultado da edição XI do Prêmio de Monografias Jurídicas Prof. Agerson Tabosa
03/02/2020

Ecomplex lança edital para e-book

O grupo de estudos e pesquisa Ecomplex completa quatro anos de atividades dedicadas a contribuir com a construção da pesquisa e do estudo em Direito, Complexidade e Meio Ambiente, propiciando à comunidade acadêmica a formalização de projetos de pesquisa, o estímulo à produção, apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos.

Nesse sentido, o livro eletrônico, objeto do presente edital (link abaixo), pretende compartilhar experiências e saberes, encontrar novos caminhos, ou revisitar e atualizar institutos jurídicos para a consolidação de conhecimento alinhado às realidades enfrentadas pelos construtores do Direito.

A elaboração do conhecimento jurídico pela complexidade passa pela compreensão que o Direito não é área isolada, mas faz parte da teia de saberes para análise e enfrentamento dos desafios atuais e emergenciais da sociedade, nas suas variadas vertentes.

Uma comissão científica, composta por professores convidados, será responsável pela análise e seleção dos trabalhos, tendo como público-alvo pesquisadores do grupo, alunos da graduação e da pós-graduação da UNI7 e externos. Serão convidados pesquisadores que possuem renomada produção científica na área, a fim de que confira ainda mais valor à obra.

A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2020.

O livro será divulgado em formato digital e disponibilizado no site www.uni7.edu.br e do Ecomplex.

O e-book será dividido em três eixos temáticos que coincidem com as linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa:

1) Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito?

2) Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental?

3) Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?

Para mais informações, veja o edital completo: UNI7 Grupo de Estudos eComplex – Edital 2020.1