Curso de Psicologia divulga resultado da seleção de monitoria 2019.2
27/08/2019
Studart RH, Seleciona: Estagiário(a) de Design Gráfico
28/08/2019

Galeria Vicente Leite apresenta a Exposição “O Universo de Dante”

Mesmo que ainda consternados com a partida prematura do saudoso curador da Galeria Vicente Leite, Dante Diniz, a UNI7 apresenta a exposição O Universo de Dante – Uma Divina Trajetória Humana.

Durante o período em que conviveu conosco, Dante sempre se mostrou um verdadeiro entusiasta das artes visuais contemporâneas, um apaixonado pelas artes cênicas, mas também um autêntico bonequeiro criador de platéias da arte popular do mamulengo.

Essa mostra celebra sua história como ser humano, sua trajetória como grande artista e sua memória como um curador incansável, generoso com. os mais jovens e grande incentivador de uma geração inteira de artistas consagrados que exibiram seu talento em nossa galeria.

É preferível achar que esta não é uma exposição póstuma, mas uma experiência pictórico/teatral contemporânea pós Dante. Não queremos lembrar aqui a sua partida para outro altiplano, mas queremos expor o que ele nos deixou como herança da sua vida entre nós, e que nos arrebatou tanto.

 

Dante Diniz

Como bom mineiro, Dante larga uma carreira ascendente como artista plástico a partir de Minas em que participa do 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea e do 20º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte em 1988, e se muda de mala e cuia pro Ceará, para conquistar seu lugar às custas de muita empatia e talento, na terra do sol.

Em pouco tempo na terrinha, Dante construiu uma reputação que o levou a muitos caminhos diferentes, mas com ligações bem próximas, ora como um virtuoso bonequeiro popular, criando plateia no teatro de boneco, popularmente conhecido como mamulengo.

Ora, como professor de pintura e desenho no CSU do conjunto José Walter ou como professor de teatro do colégio Ari de Sá e, enfim, como curador/co-fundador da Galeria Vicente Leite do Centro Universitário 7 de Setembro. Este é o Universo de Dante que veremos aqui, uma Divina Trajetória Humana de alguém que abraçou a arte e viveu intensamente todos os momentos até os últimos segundos das cortinas se fecharem.

Serviço

Exposição O Universo de Dante – Uma Divina Trajetória Humana
Quando: 03 de setembro a 03 de outubro de 2019
Abertura: 03 de setembro às 20h
Local: Galeria de Arte Vicente Leite, UNI7