Ciclo de debates: Direitos Humanos e combate às opressões
Ciclo de debates: Direitos Humanos e combate às opressões
Pensador do Semestre: Críticas à Escola Austríaca

Sala de Notícias: fechamento da revista Matéria Prima e do jornal O Papiro

Sala de Notícias: Alunos e professores do Jornalismo UNI7 se reúnem para o fechamento da revista Matéria Prima e do jornal O Papiro.  O Evento proporciona maior desenvolvimento nas práticas de produção jornalísticas para estudantes que almejam ingressar no mercado de trabalho.

O Curso de Jornalismo do UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro promove mais uma Sala de Notícias com o fim de realizar a edição e conclusão da revista Matéria Prima e do jornal Papiro do semestre 2017.1. O evento será realizado na manhã do próximo sábado, dia 6 de maio. A redação da Sala de Notícias irá acontecer nos laboratórios de informática LI52 (5º andar) e LI61 (6° andar), entre 8 e 12h. O evento terá cobertura da TV7 e do Portal de Produções Quinto Andar.

Alunos das disciplinas de Especializado I, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso e Design Editorial, estão envolvidos na Sala de Notícias, orientados pelos professores dessas disciplinas, Tarcísio Bezerra, Lima Júnior e Ana Márcia Diógenes.  O evento terá apoio dos professores Humberto Araújo e Diego Henrique, na parte do design, além da participação de Miguel Macêdo, que vai orientar os alunos na parte textual.

Segundo a professora Ana Márcia, é importante a prática das atividades de produção jornalísticas no decorrer do curso para o desenvolvimento do aluno. “A Sala de Notícias nos permite trazer para a realidade aquilo que a gente ensina na teoria.  É como se a sala de aula se transformasse no mercado, naquele momento”, diz. Para ela, nas aulas muito se tem falado sobre os jargões e regras utilizadas no jornalismo, que por vezes parecem algo distante para o aluno, mas com essas práticas, o conteúdo se torna um exercício do cotidiano.

Tarcísio Bezerra, professor de design editorial aplicado ao jornalismo, explica que essa atividade oferece a ideia de que a comunicação tem múltiplas competências e é relacional, pois o trabalho é coletivo. “A Sala de Notícias traz essa história de produção cooperada e de disciplinas que funcionam em comum. Dá ao aluno a oportunidade de emular um espaço diário de uma redação”, afirma.

De acordo com a professora Ana Márcia, os alunos já tiveram três reuniões conjuntas com as turmas de jornalismo e design editorial. A preparação dos estudantes de comunicação para a prática do projeto começa no mês que antecede o período do evento. Quando chega o dia do fechamento da revista e do jornal, os alunos já têm feito uma “pré sala de notícias”, tornando o exercício ainda mais produtivo.