FA7 lança curso de Design Gráfico com exposição de Rico Lins, prêmio APCA 2009

Foi dada a largada para a Maratona de Portifólio: corra!
10/04/2010
I Seminário de Direiro Eleitoral da FA7
13/04/2010

FA7 lança curso de Design Gráfico com exposição de Rico Lins, prêmio APCA 2009

A exposição "Rico Lins: Uma gráfica de Fronteira", eleita pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor obra gráfica de 2009, marca o lançamento da Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Faculdade 7 de Setembro (FA7), curso superior com duração de dois anos. A mostra abre no dia 20 de abril (terça-feira), às 19h30, na Galeria Vicente Leite, na FA7, fica em cartaz até o dia 21 de maio e tem entrada franca. "Rico Lins: Uma gráfica de Fronteira" reúne – entre cartazes, revistas, livros e videografismo – mais de 100 trabalhos do artista, que estará presente à abertura e chega a Fortaleza no dia 17 de abril para a montagem. A curadoria é de Agnaldo Farias.

Veja também:
Fotos e vídeos no blog "Rico Lins: uma gráfica de fronteira"
Site do curso de Design Gráfico da FA7

"Rico Lins sempre se pautou pela sobreposição de técnicas e linguagens díspares, da xilogravura e da tipografia mais ortodoxa ao recurso gráfico de última geração; do lambe-lambe à informação processada digitalmente; daquilo que é aplicado com apuro ao que se obtém arrancando. A colagem garante ao trabalho gráfico um resultado mais próximo dos processos operacionais e da imagética própria à cultura contemporânea do que com a experiência visual controlada e que era oferecida pelos modernos”, escreve Agnaldo Farias no texto de curadoria da exposição, que já passou pelo Rio de Janeiro (Caixa Cultural), por São Paulo (Instituto Tomie Ohtake) e Recife (Centro Cultural Correios).

Sobre Rico Lins
Designer, diretor de arte, ilustrador e educador, Rico Lins atuou nos últimos 30 anos entre Paris, Londres, New York, Rio e S. Paulo, em projetos para CBS Records, TimeWarner, NYTimes, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.

Ex-professor da School of Visual Arts de Nova York e coordenador do Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI etc.

Participa ativamente em júris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle.

Sobre a Graduação Tecnológica em Design Gráfico da FA7
A Graduação Tecnológica em Design Gráfico da FA7 preconiza uma formação integrada em instrumentos, técnicas, tecnologias e estratégias ligadas à proposição de soluções gráficas para produtos de mídia analógica ou digital e foi concebida para atender à demanda de meios de comunicação, agências de publicidade e empresas de marketing por designers gráficos. O curso tem duração de dois anos (1.600 horas/aula) e será ofertado pela manhã e à noite, com 50 vagas em cada turno.

O processo seletivo para as primeiras turmas ocorrerá no dia 29 de maio, das 14h às 18h, e as inscrições, mediante pagamento de tava de R$ 50, podem ser feitas de 12 de abril a 27 de maio de 2010. O vestibular se fará em uma única etapa, compreendendo 01 (uma) prova de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Língua Estrangeira) com questões objetivas (5 opções) e uma prova de Redação. As aulas terão início em agosto de 2010.

O curso é dividido em quatro módulos semestrais e, a cada semestre concluído, o aluno recebe certificação específica: Módulo I – Auxiliar de Designer; Módulo II – Editor de imagens; Módulo III – Web-designer; Módulo IV – Diploma de tecnólogo em design gráfico. Entre as 24 disciplinas ofertadas, estão: Introdução ao design, Metodologia de projeto de design, Ergodesign, História da arte e do design, Tipografia, Produção e edição digital de imagens, Técnicas de composição visual, Design da informação, Design de mídia digital, Design editorial, Marketing aplicado ao design e Empreendedorismo em design.

Detalhes sobre matriz curricular, professores, processo seletivo e demais informações podem ser acessadas no site da FA7 e pelo telefone 4006-7625.

Atendimento à imprensa: Alessandra Marques (8660-7179 //alemarques76@gmail.com )
Na web: http://www.ricolins.com/graficadefronteira/

Serviço
Lançamento do curso de Design Gráfico da FA7, com exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”
Dia 20/04, às 19h30, na Galeria Vicente Leite – FA7
Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante
Informações: 4006-7625