Egressa do Curso de Administração da FA7 publica trabalho em periódico internacional.

O Curso de Direito da FA7 divulga o resultado do Programa de Iniciação à Docência (PID) 2014.2
04/02/2015
Aberto edital para bolsistas e voluntários de Publicidade, Jornalismo e Design para 2015.1
07/02/2015

Egressa do Curso de Administração da FA7 publica trabalho em periódico internacional.

Artigo publicado na revista Business and Management Review (BMR) avaliada com Qualis-Capes B1.

A bacharela Thátya Regina Rodrigues Pinho, egressa do Curso de Graduação em Administração da Faculdade 7 de Setembro (FA7), publicou um artigo na revista Business and Management Review (BMR). O trabalho intitulado: “REVERSED LOGISTICS OF THE WASTE USED ON AUTOMOTIVE LUBRICATING OILS IN GAS STATIONS OF FORTALEZA CITY”, é fruto do trabalho monográfico apresentado como requisito final na disciplina de TC do Curso de Graduação em Administração em 2013. O trabalho foi escrito em parceria com seu orientador de graduação, Professor Dr. Jean Mari Felizardo.

O artigo que teve por objetivo analisar a maneira que é realizado o processo de logística reversa dos resíduos provenientes dos óleos lubrificantes utilizados nos veículos automotores pelos postos de gasolina localizados na cidade de Fortaleza, foi aprovado e publicado na edição v. 4, n. 3 de dezembro de 2014, podendo ser acessado por meio do link: http://is.gd/BMR_V4_N3_2014_Pinho_Felizardo.

A revista BMR constitui periódico científico da área de Gestão e Negócios editado mensalmente pelo Business Journalz (BJ). Ela está classificada no sistema QUALIS da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação do Brasil (MEC), com estrato B1, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Ressalta-se que, a classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1 (o mais elevado); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (este último, com peso zero).

O Professor Dr. Jean Felizardo afirma que a publicação do artigo de sua orientanda Thátya Pinho no periódico internacional B1, corrobora ainda mais as ações que os docentes do Curso de Administração da FA7 fazem em sala e extra sala de aula desde a criação do Curso, afirmando o compromisso dos professores do referido curso com a “Proposta de Valor”: “ensino orientado para o desenvolvimento do senso crítico, da ética, da responsabilidade socioambiental e da prática profissional”.

Ainda, para complemento, o Prof. Dr. Jean Felizardo ressalta que, os alunos devem “pensar” sobre a linha de pesquisa do Trabalho de Curso (TC) não somente quando se matriculam na disciplina de TC 1 (sétimo semestre), mas sim, durante a vivência dos alunos nos semestres anteriores, pois é desta forma que os discentes vão se familiarizando com o tema de pesquisa e amadurecendo a ideia para de fato quando chegar o momento oportuno de elaborar o trabalho monográfico, o mesmo seja executado com primor dentro dos preceitos metodológicos que um trabalho de graduação assim o exige. Que foi exatamente o caso da egressa Thátya Pinho, que no início do quinto semestre do Curso de Administração na disciplina de Logística Empresarial disse ao docente da disciplina que queria fazer um manuscrito sobre logística reversa e queria fazer o TC nesta linha de pesquisa, lembra o Prof. Felizardo.

O Professor Doutorando, Coordenador do Curso de Administração da FA7, Hercílio Brito, reforça a importância deste tipo de publicação para a disseminação dos conhecimentos científicos produzidos pelos alunos e professores e para a solidez que
estas publicações imprimem ao projeto pedagógico do curso.