Dov Shinar destaca jornalismo de paz e cobertura de conflitos em palestra

Curso de Direito divulga seleção de alunos para o Programa de Monitoria Voluntária
06/08/2013
COORDINTER promove palestra sobre intercâmbio acadêmico
12/08/2013

Dov Shinar destaca jornalismo de paz e cobertura de conflitos em palestra

O professor e doutor em Comunicação pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Dov Shinar, esteve na Faculdade 7 de Setembro (FA7) na noite do dia 8 de agosto. O estudioso falou sobre as diferenças entre coberturas jornalísticas de guerra e de paz. A palestra, edição especial do Jornalismo em Contexto, ocorreu no auditório do 2º andar da FA7 e contou com a presença do diretor geral da instituição, Ednilo Soárez, da secretária geral Fani Soárez, de alunos e professores dos cursos da faculdade e de interessados no tema.

Grande defensor da “cobertura pacífica da mídia” em situações de conflito, Shinar compartilhou com os presentes vários exemplos que levam o jornalismo de paz a ser a melhor opção em coberturas de guerra. Afirmou, no entanto, compreender as limitações do jornalismo comercial. “A cobertura da paz é chata”, enfatizou o professor ao explicar que, geralmente, esse tipo de cobertura possui baixo valor-notícia e oferece pouco prestígio tanto aos profissionais que a executam quanto aos “donos da mídia”, ou seja, os empresários.

Para Shinar, as limitações, no entanto, não devem ser obstáculo considerado impossível de ser superado pelos jornalistas. O surgimento de novas mídias e o bom uso das antigas é, de acordo com o comunicólogo, uma esperança para superar as dificuldades e divulgar informações que não são veiculadas pela grande mídia.