Com o propósito de reunir acadêmicos brasileiros com expertise no tema acontece em São Paulo, nesta segunda-feira, dia 5, e na terça-feira, dia 6, o I Encontro Nacional Empresas e Direitos Humanos (E&DH). O evento, segundo a Rede Brasileira de Empresas e Direitos Humanos, também visa a influenciar a formulação de políticas públicas no Brasil e na América Latina. O coordenador do Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), professor-doutor João Luís Nogueira Matias, participa do evento como convidado representante da região Nordeste.
O Encontro é promovido pela Escola de Negócios (Business School) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), que destaca, ainda, a capacidade dos participantes de promover a produção de conhecimento sobre o assunto em diferentes níveis e formatos (pesquisa, graduação, pós-graduação e alcance comunitário).
A Rede Brasileira de Empresas e Direitos Humanos pretende constituir um pool interdisciplinar para, a partir de diferentes perspectivas de cada professor e de cada instituição, construir iniciativas conjuntas que possam conectar a academia com os governos, atores sociais e privados que revelem interesse na agenda proposta pela entidade.
Para capacitar a própria Rede sobre o tema, foram convidados executivos e especialistas como Ana Beatriz Martins, chefe adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil; Herbert Barros, diretor de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; Cláudia Marconi, coordenadora acadêmica da FECAP Jean Monnet Activities; e Rafael Miranda, coordenador executivo da FECAP Jean Monnet Activities.
A ideia do grupo é contribuir para que os membros da Rede promovam a divulgação e impacto da agenda empresarial e de direitos humanos no Brasil e organizem um Fórum Universitário anual, possibilitando, inclusive, a compilação, num site, das iniciativas conjuntas que forem desenvolvidas sobre o tema durante o ano de 2023.
Uma das participantes do evento, encarregada de tratar da interdisciplinarização da agenda de pesquisa em Empresas e Direitos Humanos, é Karin Buhmann, professora e chefe do Centro de Direito, Sustentabilidade e Justiça da University of Southern Dinamarca e professora de Negócios e Direitos Humanos na Copenhagen Business School. Cláudia Marconi (FECAP) e Rafael Miranda (FECAP) fazem a mediação do painel sobre a definição de agendas, interesses e perspectivas comuns da Rede Nacional de Empresas e Direitos Humanos.
O professor-doutor João Luís Nogueira Matias destaca que a temática guarda profunda correlação com o Mestrado em Direito da UNI7, que tem como linhas de pesquisa “Relações Privadas, Direitos Humanos e Desenvolvimento” e “Relações Privadas, Mercado e Desenvolvimento” e é o único do Ceará com área de concentração em Relações Privadas e Desenvolvimento.
O Mestrado Acadêmico em Direito Privado UNI7 está com inscrições abertas para a sua 8ª Turma até a próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, por meio de formulário próprio disponível no site. O edital com todas as normas relativas ao processo seletivo também se encontra no site. São ofertadas 20 vagas.