Como cuidar de sua voz

Curso de Administração promove Eco-Administrador
25/04/2008
CAAT realiza primeira atividade válida como atividade complementar
30/04/2008
Curso de Administração promove Eco-Administrador
25/04/2008
CAAT realiza primeira atividade válida como atividade complementar
30/04/2008

Como cuidar de sua voz

Em todo o Brasil, a Campanha Nacional da Voz organizou ações para a conscientização da população sobre os riscos aos quais a voz está exposta. Males como o nódulo, a laringite e o câncer de laringe atingem a população e sintomas (como a rouquidão, o principal sintoma) são ignorados. Para previnir tais males a ABLV (Associação Brasileira de Larigologia e Voz) recomenda a visita ao médico otorrinolaringologista regularmente e em parceria com a Universidade de Gerações VIVA e a FA7 lhe convida para a palestra:

Como cuidar de sua voz

Palestrantes: Dr. Wilson Meireles e a fonoaudióloga Leilane Albuquerque
Data: 29/04/2008
Hora: 19h
Local: Auditório da Fa7

Participe!

VOCÊ SABIA?
 
Existem vários tipos de doenças ligadas à voz, mas normalmente as pessoas só percebem a rouquidão. Em grande parte dos casos, uma doença surge pelo uso errado da voz.
 
Cerca de 20 a 30% da população normalmente apresentam algum tipo de lesão nas cordas vocais. Apesar de benignas, essas lesões podem evoluir para um problema mais grave, como o câncer de laringe, que muitas vezes aparece em seu estágio inicial como uma simples rouquidão.
 
Profissionais que dependem da voz para trabalhar deveriam ficar em silêncio de 5 a 10 minutos por hora para garantir sua saúde vocal.

Estima-se que 2% dos professores brasileiros, cerca de 25 mil profissionais, serão afastados de suas funções por problemas na laringe e cordas vocais, caso providencias profiláticas e terapêuticas não sejam tomadas.
 
Mais de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas atividades.
 
O estresse da vida moderna também prejudica a saúde vocal.
 
A voz também envelhece. Isso pode ser sentido por homens e mulheres depois dos 40 anos.
 
Todos podem ter sua voz melhorada, desde que se respeitem os limites anatômicos.
 
Você sabe como a voz é produzida?
 
Tudo começa com o ar saindo dos pulmões. Ele passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais. Essas, no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo o som. De início, o som é baixo e fraco, sendo ampliado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, a boca e o nariz). Após a amplificação, o som será articulado na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
 
Maiores informações acesse: www.ablv.com.br

Utilizamos cookies de sites de mídias sociais de terceiros para garantir a sua melhor experiência em nosso site. Estes cookies serão armazenados em seu navegador.
Posso ajudar?