Grupo Edson Queiroz, Seleciona: Programador – Web Mobile
28/03/2022
CIEE, Seleciona: Estagiário(a) de Pedagogia
29/03/2022

Como consigo meu primeiro estágio?

O primeiro contato com o setor profissional

Ao ingressar na faculdade, os alunos enfrentam muitos desafios. Um dos principais é a busca pelo primeiro estágio. É preciso se qualificar mais a cada dia devido a alta exigência das empresas por experiência e amplo conhecimento em suas respectivas áreas.

As aulas proporcionam o conteúdo necessário para ser aplicado no mercado de trabalho, contudo, mesmo que a universidade trabalhe com o conceito de convergência entre teoria e prática, não é possível transmitir a mesma experiência de atuar em uma organização. Diante disso, os estágios passam a ser as primeiras oportunidades para pôr em prática o aprendizado adquirido durante a graduação, além de fornecer um direcionamento ao estudante enquanto profissional.

Para dar os primeiros passos rumo ao ingresso no mercado, é fundamental analisar suas competências individuais e saber como otimizá-las. Hoje, há inúmeros sites que disponibilizam métodos gratuitos de capacitação: cursos, oficinas, workshops, dentre vários outros. Os núcleos de faculdade também são uma excelente alternativa, pois exploram as relações interpessoais, simulando a vivência dentro das organizações.

Apesar da relevância de estar adequadamente instruído e qualificado para exercer a profissão, isso não é suficiente para ser bem avaliado dentro de uma empresa. É primordial elaborar um currículo que o apresente de modo objetivo, de fácil leitura e entendimento das informações, assim como possuir boa desenvoltura e oratória nas entrevistas.

Mas afinal, o que preciso para fazer um bom currículo? 

  • Dados pessoais 

Nome, endereço, telefone e e-mail

  • Objetivo

É essencial escrever de forma simples e direta seus interesses profissionais

  • Formação acadêmica

Descreva seu grau de escolaridade e mantenha atualizado o semestre e o local onde estuda

  • Qualificações

Momento de demonstrar todo seu conhecimento, habilidades, participações voluntárias e outros diferenciais. Também evidencie atividades complementares, cursos, soft e hard skills

OBS: A foto é um item dispensável, salvo em algumas vagas específicas das empresas. Nesses casos, a exigência estará descrita nos requisitos da oferta de estágio.

Dicas e demais considerações

Rose Nunes, coordenadora de estágio UNI7, cita que ser ativo na instituição de ensino faz total diferença nesse processo. Ter conhecimento de outros idiomas, informática e tecnologia é essencial para a demanda que o atual mercado pede.

“É recomendável também que os candidatos destaquem conhecimentos específicos que tenham relação com a oportunidade. Não esquecer de fazer pesquisa para conhecer a organização na qual está se candidatando a uma vaga. Na hora da entrevista, vai fazer diferença na apresentação”, complementa.

Antes de qualquer entrevista, é ideal estudar um pouco sobre a empresa, seus feitos, a cultura que é passada e como ela atua no mercado de trabalho. Essa atitude transparece à empresa a sensibilidade e dedicação do candidato. Ainda que você seja um estudante, lembre-se de que enquanto estiver buscando ou atuando em um campo de estágio, sua atitude deve ser a de um profissional.

Saber onde procurar também é um ponto importante para iniciar esta busca. Achar a “vaga perfeita” leva tempo e persistência. No auxílio desse processo, os agentes de integração estão se tornando grandes aliados dos alunos. Sua função não se restringe a busca por vagas, mas também concedem orientação, capacitação e treinamentos para os estudantes, facilitando o trâmite entre faculdade/aluno e empresa.

Sites recomendados para procurar estágio: 

  • Nube;
  • CIEE;
  • IEL;
  • Vagas.com;
  • LinkEstágio;
  • Super Estágio;
  • Cia de talentos;
  • Companhia de estágio;
  • Centro de Capacitação e Estágio;

Autoria:

Monike Lima – Estudante de Jornalismo e Estagiária da UNI7 Estágio e Carreira.

Renan Nunes – Estudante de Jornalismo e Estagiário do Colégio 7 de Setembro.

Posso ajudar?