Grupo Edson Queiroz, Seleciona: Programador – Web Mobile
28/03/2022CIEE, Seleciona: Estagiário(a) de Pedagogia
29/03/2022Como consigo meu primeiro estágio?
O primeiro contato com o setor profissional
Ao ingressar na faculdade, os alunos enfrentam muitos desafios. Um dos principais é a busca pelo primeiro estágio. É preciso se qualificar mais a cada dia devido a alta exigência das empresas por experiência e amplo conhecimento em suas respectivas áreas.
As aulas proporcionam o conteúdo necessário para ser aplicado no mercado de trabalho, contudo, mesmo que a universidade trabalhe com o conceito de convergência entre teoria e prática, não é possível transmitir a mesma experiência de atuar em uma organização. Diante disso, os estágios passam a ser as primeiras oportunidades para pôr em prática o aprendizado adquirido durante a graduação, além de fornecer um direcionamento ao estudante enquanto profissional.
Para dar os primeiros passos rumo ao ingresso no mercado, é fundamental analisar suas competências individuais e saber como otimizá-las. Hoje, há inúmeros sites que disponibilizam métodos gratuitos de capacitação: cursos, oficinas, workshops, dentre vários outros. Os núcleos de faculdade também são uma excelente alternativa, pois exploram as relações interpessoais, simulando a vivência dentro das organizações.
Apesar da relevância de estar adequadamente instruído e qualificado para exercer a profissão, isso não é suficiente para ser bem avaliado dentro de uma empresa. É primordial elaborar um currículo que o apresente de modo objetivo, de fácil leitura e entendimento das informações, assim como possuir boa desenvoltura e oratória nas entrevistas.
Mas afinal, o que preciso para fazer um bom currículo?
- Dados pessoais
Nome, endereço, telefone e e-mail
- Objetivo
É essencial escrever de forma simples e direta seus interesses profissionais
- Formação acadêmica
Descreva seu grau de escolaridade e mantenha atualizado o semestre e o local onde estuda
- Qualificações
Momento de demonstrar todo seu conhecimento, habilidades, participações voluntárias e outros diferenciais. Também evidencie atividades complementares, cursos, soft e hard skills
OBS: A foto é um item dispensável, salvo em algumas vagas específicas das empresas. Nesses casos, a exigência estará descrita nos requisitos da oferta de estágio.
Dicas e demais considerações
Rose Nunes, coordenadora de estágio UNI7, cita que ser ativo na instituição de ensino faz total diferença nesse processo. Ter conhecimento de outros idiomas, informática e tecnologia é essencial para a demanda que o atual mercado pede.
“É recomendável também que os candidatos destaquem conhecimentos específicos que tenham relação com a oportunidade. Não esquecer de fazer pesquisa para conhecer a organização na qual está se candidatando a uma vaga. Na hora da entrevista, vai fazer diferença na apresentação”, complementa.
Antes de qualquer entrevista, é ideal estudar um pouco sobre a empresa, seus feitos, a cultura que é passada e como ela atua no mercado de trabalho. Essa atitude transparece à empresa a sensibilidade e dedicação do candidato. Ainda que você seja um estudante, lembre-se de que enquanto estiver buscando ou atuando em um campo de estágio, sua atitude deve ser a de um profissional.
Saber onde procurar também é um ponto importante para iniciar esta busca. Achar a “vaga perfeita” leva tempo e persistência. No auxílio desse processo, os agentes de integração estão se tornando grandes aliados dos alunos. Sua função não se restringe a busca por vagas, mas também concedem orientação, capacitação e treinamentos para os estudantes, facilitando o trâmite entre faculdade/aluno e empresa.
Sites recomendados para procurar estágio:
- Nube;
- CIEE;
- IEL;
- Vagas.com;
- LinkEstágio;
- Super Estágio;
- Cia de talentos;
- Companhia de estágio;
- Centro de Capacitação e Estágio;
Autoria:
Monike Lima – Estudante de Jornalismo e Estagiária da UNI7 Estágio e Carreira.
Renan Nunes – Estudante de Jornalismo e Estagiário do Colégio 7 de Setembro.