A Coordenação do Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) realizou em dezembro último nova reunião do Colegiado de Professores contando, mais uma vez, com a participação de discente representante de turma. Assim como ocorrido três meses antes, o evento buscou dar transparência às informações e tomada de decisões dos docentes acerca do curso e que interessam aos mestrandos.
Durante o encontro, presidido pelo professor-doutor João Luís Nogueira Matias, coordenador do Mestrado, foram compartilhadas as principais novidades e metas institucionais. Ele reiterou agradecimento pelo empenho de todos (docentes e discentes) em suas tarefas e enfatizou que, depois de o curso ter sido bem avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), saindo da nota padrão de autorização (3,0) para 4,0, já no seu primeiro ciclo avaliativo quadrienal, a intenção é alcançar nota 5,0 no próximo ciclo, previsto para se concluir em 2024.
João Luís informou que a UNI7 está próxima a registrar seu 100º mestre, o que deve ocorrer até março próximo, quando a 6ª Turma (que iniciou o curso em 2021) deve concluir a apresentação (defesa) de suas dissertações. Ele também comemorou a conclusão de mais uma obra reunindo artigos produzidos por professores e mestrandos, lançada há poucos dias (“Direito Privado e Contemporaneidade – vol.3”).
Para março próximo, está previsto, conforme o coordenador, o início das aulas da 8ª Turma, com a realização de seminário de integração. No processo seletivo realizado no final de 2022, foram preenchidas dez vagas e, até 10 de fevereiro próximo, estão abertas as inscrições para outras dez vagas remanescentes, cujo edital e formulário de inscrição encontram-se disponíveis no site da UNI7.
Outra novidade apresentada na reunião, foi a escolha da professora-doutora Maria Vital da Rocha como coordenadora adjunta de Programas Acadêmicos na área de Direito da Capes para mandato de quatro anos. A professora integra o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, na UNI7, além de lecionar no Mestrado, é coordenadora da graduação em Direito.
Por fim, João Luís informou que a grade de disciplinas do Mestrado para 2023 disporá de novidades como as cadeiras de Relações Privadas e Inteligência Artificial (professor-doutor Ramon Negócio), Vieses cognitivos e direito privado (professor-doutor George Marmelstein) e Direito da comunicação, sociedade do conhecimento e esfera privada (professora-doutora Eulália Camurça). Ele também reiterou o estímulo aos docentes e discentes para publicação de livros e artigos e participação em eventos internacionais.
Ana Paula Vieira Cavalcante, representante da 7ª Turma (2022), presente à reunião pela segunda vez, destaca a importância que a Coordenação do Mestrado tem conferido à participação dos mestrandos nos encontros do Colegiado de Docentes. “Tem sido uma forma de demonstrar, concretamente, a valorização da instituição ao seu corpo discente e explicitar a transparência no trato dos assuntos que interessam a todos, não apenas aos próprios professores”, afirma a mestranda.