CIEE, Seleciona Para Empresa Cliente: Estagiário de Administração
05/03/2018
Informa7 Março 2018 Edição 1
05/03/2018

Aula inaugural do MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7

Na sexta-feira (02 de março de 2018) ocorreu a aula inaugural da primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro.

O tema da aula inaugural foi a “Contribuição da engenharia de produção para a melhoria do desempenho empresarial no atual contexto brasileiro”, proferida pelo Prof. Dr. Sérgio José Barbosa Elias. O palestrante convidado é graduado em Engenharia Mecânica pela UFC e em Administração de Empresas pela UECE. É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor da graduação e da pós-graduação da UFC. É consultor credenciado do SEBRAE no programa Ferramentas de Gestão Avançada e do Programa Internacional de Benchmarking Melhores Práticas para a Excelência Industrial (PMEI). Prestou consultoria e ministrou treinamentos para dezenas de empresas do estado do Ceará e de outros estados. Possui dezenas de artigos publicados em revistas cientificas e anais de congressos.

A palestra sintetizou a importância de formar gestores com ênfase em sistemas produtivos no atual âmbito empresarial do século XXI, principalmente, pela busca de melhoria contínua e competitividade no contexto da globalização econômica. Também, ressaltou que, desde o século XVIII os modelos de produção foram sofrendo modificações, iniciando com a primeira revolução industrial e perpassando pela segunda e terceira revolução industrial, até que em 2013 iniciou a quarta revolução industrial (“fábricas inteligentes”), surgindo a “Indústria 4.0”, com o objetivo de utilizar conceitos de Sistemas Ciber-Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem (big data), visando a otimização dos recursos organizacionais das instituições.

“O que reforça os objetivos propostos neste MBA que é capacitar profissionais destacando aspectos teóricos e práticos que ampliem sua compreensão sobre o tema em foco, possibilitando mudanças na qualidade de intervenção desses profissionais nas atividades ligadas à gestão das organizações”, afirma o Prof. Dr. Jean Felizardo, Coordenador do MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7.

O evento também contou com a presença do Prof. Rogério Pesse (Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e da Engenharia Mecânica da UNI7) e do Prof. Alexandre Frota que compõem o quadro docente do MBA.

Após o término da aula inaugural, o Prof. Felizardo, apresentou a estrutura, cronograma e orientações gerais sobre o MBA e encerrou com o coffee break, momento especial de confraternização e interação entre os alunos.

Dia 09 de março, inicia a primeira disciplina do MBA, “Sistemas de Produção e Operações”, com o Prof. Cassimiro Guedes.

As matrículas continuam abertas, mais informações sobre o MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7, acesse: http://www.uni7setembro.edu.br/posgraduacao/mba-em-gestao-da-producao-da-producao/.