Aula inaugural do Curso de Sistemas de Informação recebe Hildeberto Mendonça, coordenador do CEJUG

O curso de Engenharia de Produção abre concurso para monitoria
05/08/2015
II Ciclo de Debates em Direito Penal
11/08/2015

Aula inaugural do Curso de Sistemas de Informação recebe Hildeberto Mendonça, coordenador do CEJUG

A Coordenação de Sistemas de Informação convida a todos para o evento inaugural do semestre 2015.2, que contará com a presença de Hildeberto Mendonça, coordenador do CEJUG, diretamente da Bélgica de férias em Fortaleza. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, das 19h às 21h, no Auditório da FA7 no 2.º andar no Campus Água Fria, e consistirá de 03 palestras, conforme roteiro a seguir.

Desenvolvendo APIs web em Clojure

Esta sessão mostrará como desenvolver uma API REST em Clojure. Os programadores acompanharão o desenvolvimento das regras de negócio, da persistência dos dados, da organização do projeto, do estilo REST e outros recursos essenciais.

Git Levado a Sério

Como Git deve ser usado em projetos do mundo real. Gerenciamento de releases, com branches por ticket e por ambiente. Quando algo dá errado, o que fazer? Todas as operações serão mostradas ao vivo via prompt de comandos em um projeto open source hospedado no GitHub.

Git Gerenciando o Seu Processo de Desenvolvimento de Software

Como analistas, gerentes de projeto, programadores, testadores e usuários podem se beneficiar do Git para controlar todos os artefatos do projeto.

Hildeberto MendonçaHildeberto Mendonça é doutor pela Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica, no tema "Segmentação e anotação de conteúdo multimídia para armazenamento e recuperação". Antes disso, terminou o Diplôme Détudes Approfondies na mesma universidade, no campo de Interação Humano-Computador com foco na meta representação de interfaces do usuário, sendo aprovado com grande distinção.

Durante os estudos na UCL, tem trabalhado como assistente de pesquisa no Laboratoire de télécommunications et télédétection (TELE), em projetos diretamente relacionados com sua pesquisa. Previamente, obteve grau de bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Durante a graduação, trabalhou em projetos de pesquisa nos campos de educação a distância e engenharia do conhecimento. Possui rica experiência profissional no desenvolvimento de aplicações web, sistemas colaborativos, engenharia de software e arquitetura de software.

Tem  habilidades técnicas na plataforma Java, suas principais extensões (EJB, JSF, JAXP, etc), C/C++, XML, bancos de dados relacionais, sistemas distribuídos, serviços web, interfaces do usuário para desktop e web, e criação e manutenção de representações do conhecimento com ênfase em ontologias.

Tem dedicado anos desenvolvendo comunidades de software livre e contribuído com diversos projetos de código livre. Sua principal iniciativa é ser um dos líderes do Ceará Java User Group (CEJUG), atualmente a terceira maior comunidade Java no Brasil em número de membros e um dos projetos mais ativos do java.net.