Atividades em vários estados marcam o Dia do Jornalista e a defesa do diploma

3.º Coding DOJO acontece neste sábado na FA7
06/04/2010
Centro acadêmico de Sistemas de Informações realiza nova eleição em abril
08/04/2010

Atividades em vários estados marcam o Dia do Jornalista e a defesa do diploma

Fonte: FENAJ

Atendendo à deliberação do Conselho de Representantes da FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas de diversos estados prepararam atividades para a semana em que se comemora o Dia Nacional do Jornalista. A defesa do restabelecimento da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão está presente em todos os eventos. Veja, a seguir, algumas das programações.

No Ceará, as comemorações ocorrem durante o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas. O Sindicato da categoria homenageará o jurista Paulo Bonavides, primeiro presidente da entidade, e o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo, na abertura do evento. Aberta ao público, a solenidade acontecerá no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, às 19 horas do dia 9 de abril. Logo após, será servido um coquetel aos convidados em comemoração ao Dia do Jornalista. O congresso terá continuidade nos dias 10 e 11 de abril. "O STF na crise institucional brasileira, o neoliberalismo e a desregulamentação das profissões no Brasil" será o tema da conferência de abertura, ministrada pelo Prof. Ivo Dantas, Doutor em Direito Constitucional. Na mesa de debates, estarão o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/7ª Região), Antônio Parente, e o juiz Judicael Sudário, titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

Em Salvador ocorrem duas atividades. Às 8h, na Associação Comercial da Bahia, acontece um café da manhã e um bate papo sobre a exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional promovido pela Associação Baiana de Imprensa (ABI), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), tendo como palestrantes os jornalistas Samuel Celestino e Sérgio Murillo, presidente da FENAJ. Já às 19h, no Hotel Pestana, o Sindicato dos Jornalistas promove o debate “A Comunicação pós 1ª Confecom”, com o presidente da FENAJ e o chefe da Assessoria Geral de Comunicação do Estado (Agecom), Robinson Almeida.

Na Câmara dos Vereadores de Natal, o jornalista e vereador Edivan Martins faz pronunciamento nesta quarta-feira, às 19h, alusivo ao Dia do Jornalista. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte mobilizou a categoria para fazer da homenagem um ato em defesa do diploma. E na Câmara Municipal de Palmas (TO) haverá Sessão Especial do Dia do Jornalista, que acontece nesta quarta-feira, às 19h30.

O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas lançou nota em seu site nesta terça-feira comemorativa ao Dia do Jornalista. Nela veio a boa notícia do fechamento da Convenção Coletiva 2010, que assegura à categoria ganho de 6,5% nos salários a título de reposição e aumento real, uma média acima da obtida pela maioria das entidades sindicais no Brasil, entre outras conquistas. O Sindicato de São Paulo também lançou nota propondo uma reflexão sobre a importância do jornalismo para o futuro do país. Também com nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul registra a data.

Em Florianópolis, a Rádio Ponto UFSC, emissora virtual do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, transmite um programa especial alusivo ao Dia Nacional do Jornalista. "Profissão: Jornalista" será veiculado nos horários das 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h desta quarta-feira e também ficará disponível no site da emissora para acessos.

Já no Pará, o Sindicato dos Jornalistas realiza ato comemorativo ao Dia do Jornalista e o lançamento do Prêmio Jornalista da Amazônia "Raimundo Pinto", em Belém, no sábado, dia 10.

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás programou para esta quarta-feira, partir das 19h, um encontro da categoria e apoiadores da Campanha em Defesa do Diploma no Mercado Popular da Rua 74, em Goiânia. E no Paraná, o Sindicato dos Jornalistas programou o tradicional Churrasco do Dia do Jornalista para o dia 24 de abril, na Chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, em Curitiba.