Aditamento FIES 2019.2
04/10/2019
Servnac, Seleciona: Analista Pleno de TI
07/10/2019

Alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias realizaram visita técnica às instalações de Tratamento de Efluentes do Beach Park

As disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias do Centro Universitário 7 de Setembro, UNI7, que têm disciplinas como Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saneamento ou Paisagismo em suas matrizes curriculares, promovem, afim de contextualizar o aprendizado em sala de aula com a observação no mundo real, visitas técnicas que culminam no fortalecimento da formação profissional dos alunos.

Vista da Estação de Tratamento de Efluentes do Beach Park

No dia 26/09, foi realizada a visita técnica a qual teve como cenário as instalações de Tratamento de Efluentes (ETE) do complexo Beach Park, em Aquiraz. Acompanhados dos Professores Ivna Gadelha, Rogério Pesse e Tiago Souza e dos profissionais do Beach Park, o Engenheiro Ricardo e a Gestora Ambiental Jéssica, os alunos puderam vivenciar algumas das etapas que constituem a estrutura de tratamento de esgoto adotada pelo complexo de diversões aquáticas cearense.

Grupo de alunos na visita técnica à ETE do Beach Park

Foram vistas in locu o funcionamento de cada uma das unidades componentes do sistema desde o recebimento dos efluentes da estação elevatória, os tanques de contato, a caixa de areia, os reatores anaeróbicos e aeróbicos, os pontos de coleta para análise da água, os filtros ascendentes e descentes e o tanque de armazenamento de água para uso na jardinagem. Foram apresentados os controles de qualidade da água em diversos pontos a fim de obter o melhor rendimento da estação mesmo com uma demanda que varia consideravelmente durante as 24 horas de funcionamento da planta.

Tanques por onde os efluentes são recebidos

Local das bombas de distribuição para os reatores anaeróbicos

Conjuntos de tanques de tratamento de efluentes

Filtros ascendentes e descentes, finais no processo de tratamento da água

Foi, com certeza, uma importante visita técnica, pois de fato agregou aos participantes não somente a aplicação do conhecimento à prática, mas também, um incremento na importância da Gestão Ambiental e a crescente preocupação com saneamento no nosso país.