Direito e Cultura exibe e debate Obrigado por Fumar
18/08/2015
Padrões de Projetos e Aplicações Ricas são cursos de extensão que acontecerão na FA7 a partir de setembro
21/08/2015

Alunos do Curso de Engenharia de Produção realizam visita técnica à Fábrica Fortaleza


Os alunos da Engenharia de Produção da FA7 realizaram uma visita técnica na última quarta-feira, 12 de agosto, às instalações da Fábrica Fortaleza, no Km 18 da BR-116, em Eusébio.


Figura 1: Setor de empacotamento dos biscoitos cream-cracker e ao fundo a estocagem de produtos.

O objetivo da visita técnica foi complementar os estudos de diversas disciplinas estudadas do 1º ao 6º semestre, tendo em vista que a Fábrica Fortaleza possui linhas de produção e laboratórios de qualidade dos produtos, que possibilitam verificar na prática o aprendizado das salas de aula no curso de engenharia de produção.


Figura 2: Linha de produção dos biscoitos recheados.

Os alunos da FA7 foram recebidos pela equipe do “Projeto Escola” da Fábrica Fortaleza, que promoveram uma palestra no auditório relatando as origens históricas da empresa e um apanhado mundial da competitividade do mercado de massas, biscoitos e margarinas.

Foram apresentados os produtos da empresa, sua posição no mercado nacional e internacional, sua missão e visão de futuro e algumas estratégias de marketing. O ponto alto da visita técnica foi a apresentação de todas as etapas da produção de biscoitos doces e salgados, desde a composição da massa até a embalagem para despacho dos produtos para o mercado consumidor.


Figura 3: Uma das exposições sobre a linha de produção visitada.

Diversos temas foram discutidos durante a exposição da fábrica como, por exemplo, o Controle de Qualidade em alimentos, Planejamento e Controle da Produção, Automação e Controle, Logística, Sustentabilidade, Instalações Industriais, entre outros.


Figura 4: O produto acabado e os quadros sobre as metas a serem atingidas pela empresa.

O contato com a história e tradição da Fábrica Fortaleza possibilitou aos alunos associarem as teorias estudadas em sala de aula com a prática em campo e vislumbrar a importância dada pelas empresas ao trabalho do Engenheiro de Produção, contribuindo ainda mais para a qualidade da formação dos alunos da FA7.


Figura 5: Bobinas utilizadas para empacotamento dos produtos.