
Emenda Constitucional Nº 87/201 é tema de palestra
08/04/2016
ESPORTES: O jornalismo esportivo com um jeitinho cearense
08/04/2016Alunos de Engenharia realizam visita técnica ao Navio Patrulha Oceânico Araguari

Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Produção da FA7 realizaram uma visita técnica no dia 21 de novembro, ao Navio Patrulha Oceânico “Araguari”, no Porto de Mucuripe.
O navio foi incorporado à Marinha do Brasil em 2013 e tem como sede o 3º Distrito Naval, em Natal, RN. Tem como deslocamento máximo 2.450 toneladas, dois motores de combustão principal de 7500 KW movidos a óleo diesel marítimo, acoplados em engrenagens redutoras e linhas de eixo com hélice de passo controlado. Possui grande autonomia, capacidade de atender operações afastadas de sua base, possibilidade de realizar diversas tarefas tais como busca e resgate, patrulhas, combate a ilícitos transnacionais e auxílio a desastres.
Entrada a bordo do Navio Patrulha Oceânico “Araguari”
O sistema de geração de energia do navio é composto de três motores de combustão acoplados a geradores modelo “Leroy Somer SR4B” de 550Kw/450V/trifásico/60Hz e um diesel gerador de emergência de 200Kw/450V/trifásico/60Hz.
O parque de antenas do Navio Patrulha Oceânico “Araguari”, para comunicações VHF, UHF, HF e Satélite;
Radares, Alça Optrônica e seu canhão de 30mm
O objetivo da visita técnica foi complementar os estudos sobre diversas disciplinas, tendo como foco a Geração de Energia Elétrica a bordo de um navio, além de conhecer vários compartimentos e equipamentos do Navio e suas utilizações.
Convés do helicóptero
A equipe da FA7 foi recepcionada pelo Capitão-Tenente Bezerra e vários outros componentes da tripulação do navio, que promoveram a visita guiada e responderam a diversos questionamentos feitos pelos alunos.
Na Praça de Máquinas os alunos tiveram contato com o Centro de Controle da Máquina (CCM), onde são controlados remotamente (Automação e Controle) todos os motores e geradores do navio, estação de tratamento de efluentes, equipamento de osmose reversa, motores de combustão principal, dentre outros equipamentos.
O navio estava com energia de bordo o que possibilitou aos alunos verificarem “in loco” a geração de energia com um dos geradores de 550 KW/450V/Trifásico/60Hz.
O Passadiço (ponte de comando do navio)
Outros compartimentos visitados foram: o Passadiço (conhecido como ponte de comando), a Praça D’Armas (onde são feitas as refeições), os camarotes, a popa, a oficina de reparos e processos mecânicos e diversos armamentos e equipamentos de comunicação de bordo..
Centro de Controle de Máquinas (Automação e Controle)
O motor de combustão principal (7500KW, no lado direito)
e o Gerador de 550KW na Praça de Máquinas (lado esquerdo)
Na oficina do navio, com equipamentos para reparos
(solda oxiacetilênica, torno mecânico, furadeira, etc)
Equipamentos para manobras com espias (cabos que amarram o navio ao cais)
e os cabrestantes para manobras com as âncoras do navio.
A Visita Técnica ao Navio Patrulha Oceânico “Araguari” proporcionou aos alunos, além do contato com a parte prática das disciplinas estudadas, a possibilidade de ver o emprego de um navio brasileiro de alta tecnologia, sendo uma oportunidade ímpar de obtenção de novos conhecimentos de engenharia.