O Projeto Ilhas é um Programa de Inclusão Social e Construção da Cidadania que tem como objetivo oferecer oportunidades para o desenvolvimento social, educacional e emocional a crianças e adolescentes de zero a 17 anos de idade, em situação de risco pessoal e social, buscando a inclusão na sociedade e a construção da cidadania por meio da educação não-formal, com ênfase na arte-educação.

As ações desenvolvidas pelo Projeto Ilhas, mantido pela empresa Hap Vida, no município de Maracanaú e em Fortaleza, já beneficiaram mais de 2.000 crianças com complementação escolar, atividades lúdicas, artísticas, culturais e esportivas, educação ambiental, incentivo à leitura, teatro, música, coral, balé, informática, artesanato, reciclagem, entre outras.
A Faculdade 7 de Setembro, através do curso de Pedagogia, firmou parceira com o Projeto Ilhas com o objetivo de prestar assessoria pedagógica as atividades de educação desenvolvidas pelo referido projeto. O foco prioritário desse trabalho era contribuir com  ações que pudessem melhorar o processo de alfabetização das crianças participantes do projeto. Essa parceria teve duração de julho de 2001 até dezembro de 2003 e contou com aproximadamente mil pessoas beneficiadas pelo projeto, entre crianças, professores, coordenadores e alunos estagiários.

Participaram desse projeto duas professoras do curso de Pedagogia da Faculdade além de quatro alunos estagiários. As atividades constavam de reuniões de estudos, acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas no projeto alem da participação das professoras em disciplinas do curso de Pedagogia e outras atividades acadêmicas desenvolvidas pela Faculdade.

Posso ajudar?