Esse projeto é uma parceria firmada entre o Instituto Aliança, o Instituto WalMart e a Faculdade 7 de Setembro, com o objetivo de promover a formação profissional de jovens (entre 17 e 29 anos) para o mercado de trabalho varejista para atuarem em pequenas, médias ou grandes empresas do ramo.

A Escola Social do Varejo (ESV) é o maior programa do Instituto Walmart com foco na causa Juventude e Trabalho. Criado em 2010, é resultado do amadurecimento de mais de quatro anos de investimento do Instituto em projetos de formação para jovens.

O programa proporciona capacitação para a conquista do primeiro emprego formal no varejo, área que, além de ser porta de entrada no mundo do trabalho, oferece oportunidades de carreira em várias frentes.

O núcleo da ESV  nas dependências da FA7 contou com a participação de 50 jovens que receberam capacitação durante 8 meses, de agosto de 2011 a março de 2012. Totalizando uma carga horária de 500 horas de formação.

Realizado em cinco Estados (Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul), a Escola Social do Varejo tem pretensão de ser um modelo de formação profissional para o varejo nacionalmente. Para isso, conta com importantes parceiros locais como organizações não governamentais e Secretarias de Educação Estaduais. Deste modo, a iniciativa do Instituto Walmart combina as competências da empresa à necessidade que a economia brasileira, em ritmo de crescimento, vem demonstrando por mão de obra qualificada nos últimos anos.

 

Saiba Mais

O que é?

Formação e inserção profissional de jovens com foco na especialização para o mercado varejista. Uma Formação de jovens Protagonistas, para o moderno mundo do trabalho.

Quem Participa?

Jovens com idade entre 17 e 29 anos; Ensino médio concluído; Com renda familiar de até 2 salários mínimos;  Com desejo de trabalhar no comércio varejista.

O que estuda?

Na etapa do processo de formação ( 8 meses – 500 horas aula) os jovens estudam os módulos de Desenvolvimento Social e Pessoal (DPS); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Contexto das Relações do Varejo (CRV).

Para atender às distintas demandas da área do varejo de cada Estado e aos desejos e perfis da juventude participante o Programa possui duas modalidades de formação: Liderança no Varejo e Perecíveis.

Em ambas, os jovens passam por uma formação teórica e prática que acontecem no contra turno das aulas escolares, para quem ainda cursa o ensino básico ou médio.

Em Liderança no Varejo, as aulas vão desde o conhecimento básico do funcionamento do varejo até os mais precisos como exposição de produtos, organização de estoque, operação de caixa, etc. Nesta modalidade, o programa forma também jovens aprendizes.

Em Perecíveis, os jovens passam por capacitações em áreas específicas do setor varejista como rotisseria, panificação, confeitaria, açougue, entre outras.

O diferencial do programa ESV está na orientação do jovem para a construção de projetos de vida e carreira, informando sobre aspectos comportamentais e de cidadania. Para tanto, incentiva a cooperação e a liderança, desenvolvendo de maneira integrada os temas: “Desenvolvimento Pessoal e Social” (DPS), “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC), e “Contexto das Relações do Varejo” (CRV).

O foco no desenvolvimento humano os prepara para uma entrada no mundo do trabalho de forma mais segura e alinhada com as demandas por profissionais. Para desenvolver esses conteúdos com os alunos, os educadores que atuam na Escola passam por 500 horas de capacitações.

Inserção no Mercado de Trabalho

Ao final da formação, os jovens passam por uma fase de treinamento específico para a inserção no mercado de trabalho e sua evolução nos primeiros meses após a conquista do primeiro emprego é acompanhada de perto pelos profissionais da Escola Social do Varejo.

A inserção no mercado de trabalho realizada por meio do programa acontece conforme regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os jovens menores de 18 anos são inseridos por meio da Lei de Aprendizagem.

Objetivos

Objetivo  Geral do Projeto

Qualificar jovens para a atuação profissional em empresas comerciais varejistas de pequeno, médio e grande porte, focando habilidades básicas e conhecimentos técnicos necessários para responder ao perfil demandado pelo mercado de trabalho contemporâneo.

Objetivos Específicos

1.    Qualificar os jovens para as funções de Operador de Caixa, Promotor de Vendas, Repositor de Estoque e Auxiliar de Escritório e/ou outras funções a serem identificadas a partir das demandas do Grupo Walmart;

2.    Desenvolver pessoal e socialmente os jovens, preparando-os para uma atuação responsável, competente e segura, no mercado de trabalho do varejo;

3.    Instrumentalizar os jovens para o domínio das tecnologias da informação e da comunicação no varejo;

4.    Formar jovens para o desenvolvimento de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável e sustentado;

5.    Contribuir para a redução do desemprego juvenil na comunidade, ampliando o acesso dos jovens às demandas e oportunidades do mundo do trabalho, com o foco na área do comércio varejista;

6.    Inserir 80% dos jovens no mercado formal de trabalho.

 

Walmart e Instituto Aliança

Para o desenvolvimento do programa, o Instituto Walmart conta com a parceria e expertise do Instituto Aliança para o Adolescente, que acumula larga experiência nos desafios da juventude brasileira. Juntamente com o Instituto Walmart, a organização aplica sua metodologia e acompanha todo o processo da formação e da inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Quem é o Instituto Aliança

Associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em Jan/2002 pela Fundação Odebrecht, BNDES, Kellogg e Instituto Airton Senna;  Embora de criação mais recente, sua equipe acumula uma experiência de 20 anos de trabalho com jovens; Em 2010 o Instituto Aliança atuou em 101 municípios de 16 estados brasileiros.

Missão

Educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável.

Contatos

Instituto Aliança 85 – 3224.8399
Para mais informações clique aqui.

Parceiros

    

   

Posso ajudar?