O Audiolivro FA7, iniciativa do Curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro, é um projeto sociocultural educativo, sem fins lucrativos, que tem como propósito a socialização de saberes culturais  através da leitura dramática de textos literários e jornalísticos.

O desenvolvimento do gosto pela leitura, exercício estimulado entre os/as alunos/as do Curso de Comunicação Social, bem como a ampliação do universo literário, são alguns dos resultados deste trabalho que tem como protagonistas os/as próprios alunos/as.

O projeto é desenvolvido para crianças, jovens e adultos  deficientes visuais ou com baixa visão, bem como  para crianças de instituições educativas. São beneficiados pelos produtos do projeto (CDs laboratórios) mais de 400 crianças e adolescentes veiculados ao CEDECA, Associação Curumins, Instituto Hélio Góes (Sociedade dos Cegos) e Colégio Sete de Setembro.

Foram gravados, no período de dois anos e meio, 5 discos laboratórios: Lab I – Histórias infantis; Lab II – Clarice Lispector; Lab III – Airton Monte; Lab IV – Moreira Campos; e Lab V – poetas brasileiros. O  Lab VI – Fortaleza terá uma configuração diferentes dos outros. Seus textos serão produzidos por personalidades cearenses, traduzidos para o braile e lidos por crianças cegas. O material gráfico também sofrerá alteração: depois de impresso, imprimiremos em braile as principais informações para facilitar a identificação do texto ainda na prateleira. Essa última alteração valoriza o objetivo do nosso projeto.

O sucesso do projeto levou o grupo a produzir também o que chamamos de Audiolivro Acadêmico, são leituras de textos acadêmicos (aulas inaugurais, artigos científicos, resenhas e resumos acadêmicos) e que, pela não liberação dos direitos autorais, são produzidos apenas para os alunos da faculdade apenas cinco discos de cada laboratório, ficando arquivados na biblioteca universitária.

Já gravamos dois audiolivros acadêmicos (Aula Inaugural de Michel Foucault e Roland Barthes). Neste semestre, gravaremos dois artigos da área de Administração.

O nosso projeto resultou em duas apresentações em congresso (um nacional e outro latinoamericano) a ampliação da parceria, chegando a enviar o modelo do projeto para outras instituições.

Leo E Albertina – Christine Davenier

A menina avoada – Manoel de Barros

A vida íntima de Laura – Clarice Lispector

Quase de verdade – Clarice Lispector

Feliz Aniversário Fortaleza

Por que torcer Botafogo

O peregrino

A carta

Posso ajudar?