XII Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

A Formação Inicial Docente: dificuldades e deliberações pedagógicas na prática do ensino fundamental I

Relato de Pesquisa
Autor Principal: Francinalda Machado Stascxak
Área: Pedagogia
Professor Orientador: Profa. Cecília Rosa Lacerda, Dra.

Resumo

O presente artigo discute sobre a formação inicial docente. Tema bastante pertinente ao interesse de muitos. Pesquisadores, professores, estudantes da área da educação percebem a grandiosidade do trabalho docente, por isso desperta tal atenção. Há que se dizer que a formação de professores tem passado por várias transformações, dentre elas, infindáveis leis, decretos e reformas que ainda não obtiveram o objetivo esperado. Há ainda um longo caminho a ser percorrido. O objetivo primordial deste artigo é fazer uma análise da aplicabilidade da formação inicial docente nas práticas pedagógicas e como os professores deliberam diante das suas principais dificuldades. Para realizar este trabalho foram utilizados os recursos da pesquisa qualitativa, mediante aplicação de questionários realizados numa escola da periferia de Fortaleza. Diante da análise dos resultados, constatamos que a formação do professorado ainda está num patamar que necessita de atenção especial por se tratar de assunto sempre em movimento, quer dizer, em transformação.