XII Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

Identidade da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil: O que uma campanha em rede social pode nos revelar?

Artigo
Autor Principal: TAHIS TEIXEIRA
Área: Arquitetura e Urbanismo
Professor Orientador: Paulo Cesar Mattos Dourado de Mesquita
Outros Autores:
Nauhan dos Santos Dias Paulo Cesar Mattos Dourado de Mesquita

Resumo

Este estudo de caráter exploratório multidisciplinar utiliza métodos de pesquisa em arquitetura, urbanismo, comunicação social, psicologia e biologia para investigar a identidade coletiva e o senso de apego e conexão à cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil revelada por seus habitantes através de uma rede social de fotografias. Uma amostra de 571 imagens foi avaliada e os resultados indicam que apesar de a cidade de Fortaleza apresentar uma grande diversidade de ambientes com potencial de gerar identificação e afetividade de seus habitantes, apenas os ambientes mais explorados pelo turismo foram amplamente indicados. Isto revela que os habitantes de Fortaleza tomam para si a mesma imagem que é exportada para estimular o turismo local.