VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

Qualidade na Educação Infantil: desafios de uma creche municipal de Fortaleza.

Artigo
Autor Principal: Renata Chaves da Silva
Área: Pedagogia

Resumo

O presente artigo constitui estudo realizado durante a disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a partir de visita realizada em uma creche municipal de Fortaleza. A observação de caráter exploratório foi dividida em dois momentos, inicialmente analisou-se aspectos relacionados à infraestrutura do estabelecimento, especificamente, as instalações, as condições físicas da instituição, o espaço da creche, mobiliários e equipamentos, a presença ou não de uma área verde, biblioteca, os materiais disponíveis, bem como os horários de atendimento. Em uma segunda ida a campo, coletou-se aspectos de caráter pedagógico, nesta fase da pesquisa, investigou-se sobre a rotina da creche, as atividades extracurriculares, a composição do núcleo gestor e equipe técnico-pedagógica, bem como seus níveis de formação, a proposta pedagógica da instituição e finalmente o planejamento das atividades e avaliação das crianças. Durante as visitas realizadas a creche aplicou-se entrevista com uma das professoras de turma, onde buscou-se revelar aspectos da formação e capacitação, bem como sobre as concepções de criança, planejamento e formas adotadas para avaliar as crianças. Além das visitas realizadas in loco, recorre-se também à pesquisa bibliográfica, recurso metodológico no qual podemos resgatar conhecimento científico acumulado sobre um tema. O objetivo da pesquisa é conhecer e se apropriar um pouco mais sobre as práticas desenvolvidas na educação infantil, conhecendo através das experiências vivenciadas na creche, de que maneira as instituições de educação infantil vem se adequando ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) lei nº 9394/96. A pesquisa revelou achados para a melhor compreensão dos desafios enfrentados na Educação Infantil, constatou-se, através das observações realizadas que a creche municipal analisada, dispõe de uma infraestrutura adequada para o atendimento infantil, embora haja outros desafios de âmbito econômico, como a carência de recursos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das crianças, a insuficiência de profissionais com formação pedagógica para atuar na educação infantil, além de uma forte ausência da família neste contexto. Palavras chaves: Creche. Educação Infantil. Criança.