VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

A moralidade e a ética no processo de construção da formação pessoal e social da criança na educação infantil

Relato de Pesquisa
Autor Principal: Andreza Tiara Coutinho Braga
Área: Pedagogia

Resumo

A moralidade e a ética no processo de constituição da formação pessoal e social da criança na Educação Infantil. Andreza Tiara Coutinho Braga Acredito que eu tenha começado o interesse pela pedagogia desde a infância,claro sem perceber,sempre gostei de ensinar(brincar de ensinar),ainda lembro o quanto eu podia passar horas brincando, e como morava em uma casa onde tinha três professoras o contato com a profissão era intensa,minha mãe de criação tinha uma escola onde eu passava o dia todo,todos os dias,mas acredito que demorei a entender que era realmente a profissão de pedagoga que eu queria, insisti em outras áreas, mas realmente não gostei. Encontrei dificuldade para chegar e dizer o que eu queria,e escutei também muitas perguntas se realmente era o que eu queria,então nada melhor do que entrar no curso de pedagogia e tirar a prova,não demorou muito pra eu ter toda a certeza que era a profissão que eu quero pra toda a minha vida. Logo no começo do curso percebi que a área que mais me chamava a atenção era a educação infantil,até fiz estágios no fundamental I, mas não me senti à vontade,não senti tanta vontade quanto na educação infantil, o porque, eu realmente não sei,mas sinto um prazer muito bom em contribuir para o desenvolvimento das crianças,não que as mesmas maiores não tenha desenvolvimento, mas as menores realmente me chamam mais a atenção.Então com base nas crianças em educação infantil,pensei em vários temas,também mudei várias vezes de tema,e espero realmente ter encontrado o tema no qual quero pesquisar sobre, moral e ética na educação infantil,como criar todo o espaço para que elas desenvolvam plenamente esse aspecto. Na verdade ao pensar em pesquisar sobre ética e moral na educação infantil, o que realmente me despertou esse interesse é de como poder melhorar a educação dessas crianças, e de como despertar nelas o respeito ao próximo e consigo mesmas,então pensei que de alguma maneira com o meu estudo posso não ajudar todo o mundo, mas a minha parte diante a sociedade eu vou fazer.Na verdade sobre o tema conheço pouco, e quero me aprofundar fazendo minha pesquisa usando como referenciais teóricos Piaget,Wallon dentre outros,o que eu sei são os conceitos básicos,sei sobre o que os autores escrevem,mas quero vivenciar fazer pesquisa de campo, aprender como fazer com que as crianças vivam de verdade e não apenas fique só no papel. Como já disse quero contribuir na sociedade com a minha pesquisa, e ir muito além da monografia,e também ampliar meus conceitos e que esse aprendizado faça a diferença tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Objeto Geral: - Compreender o processo de construção da moral e da ética em crianças no contexto da educação infantil. Objetivos específicos: - Analisar as relações interpessoais das crianças para buscar na construção de uma conduta de respeito entre ambas as partes. - Estudar todo o desenvolvimento de construção da moral e da ética nessas crianças. - Identificar quais são as práticas pedagógicas que colaboram na construção de sujeitos de bons valores de ética e moral. O trabalho foi organizado da seguinte forma: Introdução 1.Moral e ética no contexto da educação infantil. 1.1- Aspectos históricos da moral e ética na educação infantil. 1.2- Moral e ética segundo Piaget e Wallon. 2.Construção da ética e moral no desenvolvimento das crianças de 2 a 5 anos. 2.1-Desenvolvimento das crianças dentro do contexto escolar na educação infantil. 2.2-A construção de valores junto ao brincar. 2.3- A rotina na educação infantil e suas contribuições para a construção de valores. 3.A prática na educação infantil:em relação a formação de valores. 3.1- Percepção de professores da educação infantil sobre moral e ética. 3.2- Práticas pedagógicas que buscam o desenvolvimento moral e ético das crianças de 2 a 5 anos.