VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

Brincar e aprender: estudo sobre a educação infantil e a formação de professores no curso de Pedagogia da UECE

Artigo
Autor Principal: Sun-Eiby Siebra Gonçalves
Área: Pedagogia
Professor Orientador: Profª Dra. Antônia Rozimar Machado e Rocha

Resumo

Este estudo versa sobre a Educação Infantil e formação de professores. Fundamenta-se metodologicamente em análise documental (Diretrizes Curriculares Nacionais, Parecer CNE/CEB nº 20/2009), pesquisa bibliográfica (KRAMER, 2006; OLIVEIRA, 1994; REGO, 2000; NUNES e SILVEIRA, 2008; LORDELO e CARVALHO, 2003 e outros) e de campo. Objetiva-se estabelecer uma reflexão acerca dos aspectos gerais que constituem esta etapa da formação do indivíduo enquanto ser social, bem como é apontado o perfil do docente a atuar nesta área, o currículo, o espaço do brincar, a aprendizagem e avaliação neste campo de ensino. As questões norteadoras foram: de que maneira as atividades lúdicas podem cooperar com o desenvolvimento da aprendizagem das crianças bem como com a atuação do professor? Como promover a aprendizagem e avaliar as crianças neste cenário? Que perfil profissional pretende formar a UECE para atuar no âmbito da educação infantil hoje? Após os estudos bibliográficos, fomos a campo a fim de perceber como se dá na prática a rotina escolar, no âmbito da creche, buscando, sobretudo, respostas a estas questões. Por fim, estabelecemos um paralelo entre a teoria e a prática.