VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

Comportamento do Consumidor: um estudo sobre a compra de Roupas e Acessórios de Luxo.

Artigo
Autor Principal: LIGIA MARIA CARNEIRO LIMA
Área: Administração
Professor Orientador: ROSEILDA NUNES

Resumo

No mundo inteiro, inclusive no Brasil, o mercado de artigos de luxo movimenta alguns bilhões de dólares, o que torna esse segmento bastante atrativo para empresários e profissionais do marketing. Além disso, esse mercado gera bastantes curiosidades, pois o segmento vem crescendo cada vez mais e por isso vem se tornando muito importante entender, além do mercado em si, o comportamento desses compradores de luxo. Os bens de luxo são produtos e serviços que possuem não só preços diferenciados, mas também um comportamento de consumo bastante particular. Diante desse contexto o presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento de um grupo de consumidoras na compra de roupas e acessórios de luxo. O desenvolvimento deste artigo baseou-se na análise qualitativo-exploratória de dados secundários provenientes de pesquisa bibliográfica e na coleta de dados primários obtidos com a aplicação de questionários com um grupo de consumidoras que habitualmente compram produtos de luxo. O estudo contempla revisão bibliográfica sobre o conceito de luxo e seu mercado e comportamento do consumidor de produto de luxo. Para chegar aos resultados fez-se um quadro análise das sensações, sentimentos, pensamentos e atitudes das consumidoras entrevistadas e conclui-se que a compra de luxo, desperta sensações de prazer, satisfação pessoal, fazendo com que elas se sintam pessoas diferenciadas.