VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

MERCADO FORTALEZENSE DE MOTOS PARA O SEGMENTO BAIXA RENDA

Artigo
Autor Principal: STEFANYO GOMES DE QUEIROZ
Área: Administração
Professor Orientador: LUCIANA FREIRE

Resumo

O mercado brasileiro de motocicleta vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Com incentivos do Governo Federal, esse segmento vem se recuperando da crise financeira de setembro de 2008 com grande evolução em vendas. Portanto, esse trabalho científico busca identificar os elementos influenciadores da compra de motocicleta por parte do consumidor de baixa renda de Fortaleza. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória descritiva, a amostra foi composta por 96 entrevistados, que responderam a um questionário com perguntas fechadas. Diante dos resultados pode-se concluir que o consumidor de baixa renda efetua a compra da motocicleta para substituir o transporte público e para usá-la como instrumento de trabalho, porém, apesar de ser um veículo barato e ser de fácil aquisição através de financiamento, os juros praticados nessa modalidade de crédito foram considerados elevados, pelos participantes da pesquisa, portanto, cabe as montadoras reverem essa situação junto às financeiras, assim, como propor aos clientes do segmento baixa renda produtos que se adéqüem as necessidades dessa classe.