VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

A IMPORTÂNCIA DAS ATRAÇÕES CULTURAIS PARA O TURISMO DO BRASIL DURANTE A COPA DE 2014

Relato de Pesquisa
Autor Principal: Dyana Marques Colares
Área: Administração
Professor Orientador: Ana Paula Rabelo

Resumo

Dyana Marques Colares Lunna Barboza Resumo O seguinte ensaio trata sobre a importância do planejamento das atrações culturais para o Brasil durante a próxima copa que ocorrerá em 2014, tendo por objetivo mostrar como um bom planejamento é fundamental para a vida política e econômica de um país que sediará evento tão complexo – pois envolve cinco capitais, cidades-sede responsáveis pela atração dos turistas mesmo depois da Copa. A Copa do Mundo é um evento esperado por todas as sociedades, principalmente por ser o único evento que reúne quase todos os países e dá a oportunidade de conhecer a diversidade mundial. A primeira edição deste acontecimento foi em 1930, no Uruguai, e atualmente ocorre de 4 em 4 anos. As atrações culturais sempre foram parte fundamental para encantar turistas, motivando a vontade de querer conhecer ainda mais o país-sede da Copa. Música, dança e teatro sempre fizeram parte desse planejamento. Muitos países abrem espaço para artistas nacionais, pois é uma oportunidade que eles têm para mostrar seu talento. Na África do Sul, onde ocorreu a última edição da Copa, puderam ser vistos muitos artistas nacionais e internacionais durante a abertura da eventualidade, que reuniu mais de 90 mil pessoas. O Brasil é o país com a maior extensão territorial da América Latina e um dos maiores do mundo. Com uma localização geográfica privilegiada, oferece fácil acesso aos turistas que são atraídos pelas suas inúmeras belezas naturais, como a Amazônia, o Cristo Redentor, o Corcovado, as Cataratas do Iguaçu, entre muitas outras. Por muitos é conhecido como o país do futebol, pois é a modalidade esportiva que vem se destacando há muitas décadas. Como um dos estados que terá sua capital como sede dos jogos da Copa, o Ceará possui muitos atrativos. A Terra do Sol, como é conhecida pelos brasileiros, tem como principal cartão-postal seus 600 km de lindas praias e também possui o maior parque aquático da América Latina. Além de ser muito conhecido pela sua culinária regional, o estado é referência no humor brasileiro, sendo berço de muitos comediantes, onde estes fazem muitas apresentações pelas cidades Brasil afora. Também merecem destaque o Centro Cultural Dragão do Mar, onde pode se encontrar vários eventos culturais de música, dança e teatro; as inúmeras casas de shows e restaurantes onde todos os dias há diferentes atrações seja mostrando a dança típica cearense chamada Forró ou outros gêneros musicais, nacionais e internacionais. Existe todo um planejamento de reestruturação da organização da capital alencarina para acolher da melhor forma os inúmeros turistas que passarão pela cidade durante o evento. As alterações implicam desde mudanças em vias até construções de novas instalações. A nossa está focada não na preparação para o acolhimento, mas no momento do evento. Estará o ceara preparado para receber com alegria a quantidade prevista para esse período? Quantas casas de shows, quantos eventos em quais lugares foram pensados para, além dos próprios jogos motivar os turistas? Estariam esses eventos preocupados com a divulgação e valorização da cultura local e nacional? O marketing criado para a valorização de nossa produção cultural visa promover a imagem do Ceará e do Brasil e de suas atrações através de propagandas na TV, jornais, revistas e internet, pois são os meios mais acessíveis para a população como também será para os turistas que estiverem visitando o país e a capital cearense. Estaremos esperando maior dedicação por parte do governo para que tudo o que está sendo planejado ocorra da melhor maneira possível, fazendo, assim, a Copa de 2014 em Fortaleza e em todo o Brasil um evento memorável para todos. Palavras-chave: Marketing, Cultura, Copa 2014 Referências: BRASIL 2014: Fortaleza oferece praias e atrações culturais. Aquarela2020. 2010. Disponível em: http://aquarela2020.wordpress.com/2010/07/21/brasil-2014-fortaleza-oferece-praias-e-atracoes-culturais/ Acessado em: 18 de maio de 2011. INVESTIMENTOS para a copa 2014 em Fortaleza. Sistema Verdes Mares. 2009. Disponível em: http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=259707&modulo=173 Acessado em: 18 de maio de 2011. BRASIL 2014. 2011. Disponível em: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/home.html Acessado em: 18 de maio de 2011.