VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

GERAÇÃO Y, COMPORTAMENTO DE CONSUMO:EXAGERADO OU CONSCIENTE

Artigo
Autor Principal: ANA SABRINA RODRIGUES DE ARAUJO
Área: Administração
Professor Orientador: LUCIANA FREIRE

Resumo

Os indivíduos que compõem a Geração Y cresceram com desenvolvimento tecnológico, com os excessos econômicos e empresariais. Todavia a sua maturidade esta associada aos movimentos do consumismo e do materialismo, ao mesmo tempo ligados as questões sociais e ambientais. Por isso este artigo tem como objetivo analisar o comportamento de consumo desta geração, com ênfase no consumo exagerado ao consciente. Na presente pesquisa é avaliado o perfil e comportamento de consumo que caracteriza essa geração, assim como os fatores e as variáveis demográficas (sexo, idade, rendimento). A compreensão dos conceitos ocorreu através de pesquisas bibliográficas, e as características dos indivíduos por meio de um estudo exploratório descritivo de natureza quantitativo com coleta de dados a partir da aplicação de questionários em Fortaleza, no estado do Ceará, no qual amostra da pesquisa teve 99 entrevistados, composta por jovens universitários e não universitários que compõem esta geração, com faixa etária de 20 a 30 anos, sendo 68% dos entrevistados já atuam no mercado de trabalho. Conclui-se que esses jovens apresentam um equilíbrio no comportamento de consumo, ou seja, em alguns momentos de sua vida agem de forma consciente economizando energia, água além de planejarem algumas compras, em outros realizam compra por impulso consumindo exageradamento de forma impulsiva.