VII Encontro de Iniciação Científica FA7

Anais

EU QUERO SER SERVIDOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES

Artigo
Autor Principal: Lia Fontenele
Área: Administração
Professor Orientador: Mariana Aguiar Alcântara de Brito

Resumo

Nos últimos anos cada vez mais as pessoas estão sendo atraídas para o serviço público. Seja pela estabilidade, pelos ótimos salários ou pela tranquilidade de vida, passar em um concurso público tem sido a escolha de muitos jovens e até adultos que não estão contentes com a iniciativa privada. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os motivos que levam estudantes de um cursinho preparatório a querer ingressar na carreira pública e como específicos identificar o perfil do estudante de concurso público, listar as expectativas do estudante acerca do concurso e apontar vantagens e desvantagens do serviço público na percepção dos alunos. Para isso utilizou-se como referencial teórico as diversas teorias de motivação dando destaque as das Necessidades de Maslow e dos Dois Fatores de Herzberg. A metodologia utilizada inclui pesquisa exploratória de cunho bibliográfica e estudo de caso, no qual foram aplicados 50 questionários, aleatoriamente, com estudantes de um cursinho preparatório. Os resultados demonstraram que as principais fontes de motivação são o salário, a estabilidade e os benefícios, enquanto que a dedicação exclusiva aos estudos aparece como principal desvantagem. Conclui-se que os estudantes se amparam em fatores higiênicos na sua escolha profissional o que poderá ser causa de frustração e acomodação futura.