XI Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

O papel do professor na mediação do currículo escolar

Artigo
Autor Principal: MARIA DE LOURDES FIGUEIREDO BARROS DE OLIVEIRA WEYNE
Área: Pedagogia
Professor Orientador: Elba Soares

Resumo

Este artigo investiga a ação do professor enquanto mediador do currículo escolar nas suas multidimensões. Essa mediação objetiva que os alunos aprendam os saberes escolares em interação com a cultura, com a moralidade e com as emoções e não apenas passado na perspectiva da educação bancária. É dessa forma, que o professor transformará sua sala de aula em um espaço que proponha um diálogo com o senso crítico e forme o aluno para atuar como sujeito consciente em meio à sociedade. Desse modo, os objetivos desta pesquisa são: a) pesquisar as concepções de currículo; b) refletir a relação entre o currículo prescrito e o currículo oculto; c) investigar o papel do professor na mediação do currículo escolar. Este artigo irá refletir sobre a importância do papel mediador do professor no currículo escolar e da consciência de que ensinar não é transferir, mas é desenvolver criticamente o saber escola. Palavras-Chave: Currículo; professor mediador; educando.