XI Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

A ADULTIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA PUBLICIDADE INFANTIL: ANÁLISE DE PEÇAS DAS MARCA LILICA RIPILICA E COURO FINO

Relato de Pesquisa
Autor Principal: ADRIANO FERREIRA PRIMO
Área: Publicidade e Propaganda
Professor Orientador: PAULO GERMANO BARROSO DE ALBUQUERQUE

Resumo

O presente trabalho faz uma análise das peças publicitárias, outdoor das marcas de roupas infantis feminina Lilica Ripilica em 2008 e da peça veiculada nas redes sociais da marca Couro Fino em 2013 para o dia das crianças e a possível influência de tais peças no processo de adultização das crianças, pelo fato de as mesmas estarem mostrando crianças de forma inapropriada, conforme análise de especialistas. A publicidade ao se dirigir às crianças tem de ser cuidadosa, uma vez que elas não têm discernimento para entender todo tipo de publicidade, como destaca Linn (2006), por isso devem ser produzidas observando os normativos e leis que tratam da publicidade direcionada aos pequenos. A publicidade tem o poder de transformação da realidade e a forma como ela se apresenta pode repassar diversos significados, dependendo da forma como os signos foram apresentados e utilizados na peça. Diante disso o presente trabalho faz análise da forma como as crianças são tratadas nas imagens e os signos presentes nas peças que favorecem o processo de adultização das modelos e das crianças de forma geral.