XI Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

ASSESSORIA DE IMPRENSA NO INSTITUTO CENTEC: UM ESTUDO DE CASO

Artigo
Autor Principal: ANGELICA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Área: Jornalismo
Professor Orientador: Vânia Maria Magalhaes Tajra

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar o processo de produção de conteúdo comunicativo no Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Centec, por meio de um estudo de caso. A análise foi feita no período entre 16 de março de 2015 e 20 de abril de 2015. Foram analisadas todas as etapas de produção de conteúdo para a assessoria imprensa do instituto, começando desde a pauta, apuração de notícias, entrevistas, escrita do material, seleção e edição de fotos e áudios, e divulgação no website do Centec, como também nas redes sociais, e o envio para os meios de comunicação cearenses. Foi feita uma correlação entre teoria e prática nesse processo de produção conteúdo através de um estudo de caso. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descorrendo principalmente as ideias e conceitos de Jorge Eduardo, Maristela Mafei e Rivaldo Chinem. Acerca do referencial teórico, trata-se primeiramente de fazer uma diferenciação entre os termos assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, de acordo com a definição do Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj. Em seguida, deu-se uma breve discussão a respeito da história da assessoria de imprensa nos Estados Unidos e no Brasil, seguida de definições dos procedimentos de trabalhos de um assessor de imprensa, segundo Maristela Mafei; e, por fim, deu-se uma explanação sobre o funcionamento da assessoria de imprensa do Instituto Centec, fazendo uma correlação entre a teoria e prática.