XI Encontro de Iniciação Científica da FA7

Anais

UM ESTUDO DA AUTOESTIMA DA MULHER BASEADO NA CAMPANHA DA DOVE “ADESIVO DA BELEZA”

Relato de Pesquisa
Autor Principal: ISABEL CHAVES
Área: Publicidade e Propaganda
Professor Orientador: Ana Paula Rabelo

Resumo

O presente trabalho visa analisar, a partir da análise de discurso crítica de Fairclough (2001), que estratégias discursivas fundada nos modos de operação ideológica de Thompson (1990) podem afetar a autoestima da mulher. Focaremos especificamente nos modos unificação, reificação e fragmentação. São também objetivos desta pesquisa: descrever como os comerciais da Dove - uma marca de higiene pessoal e beleza - representam para mulher; além de refletir sobre o conceito de gênero social em relação à percepção tradicional de beleza feminina. Analisaremos apenas uma peça publicitária disponível no canal youtube, da campanha “Dove, adesivo da beleza”. Partindo do princípio que havia falta de confiança das mulheres em relação à sua própria beleza, a Dove criou uma campanha-teste de adesivamento de mulheres a fim de avaliar se haveria transformação de comportamento após o uso do produto fornecido pela empresa.